"Case" de absoluto sucesso na interação universidade-empresa.

Certamente, o dia 14 de setembro de 2005 ficará marcado na pesquisa química brasileira. Nesse dia foi feito o lançamento mundial do produto BIPHORTM, no evento ABRAFATI 2005 - 9o. Congresso Internacional de Tintas e 9a. Exposição Internacional de Fornecedores para Tintas, realizado em São Paulo.

BIPHORTM, pigmento branco constituído de fosfato de alumínio amorfo, demonstrou excepcional performance em aplicações relacionadas com áreas-chave de aplicações de tintas e revestimentos. O material de divulgação destaca: "The patented product and process, jointly developed by Bunge, a publicly traded multi-billion-dollar global company, and the noted academic institution, Instituto de Quimica, Universidade Estadual de Campinas, in Brazil, BIPHORTM pigment is a triumph of leading-edge nano-technology". Ainda, segundo os fabricantes, a opacidade e a grande melhoria da performance de filmes feitos com este produto fazem dele uma alternativa ao TiO2, em tintas, revestimentos ou outras aplicações associadas.

O desenvolvimento do Projeto - da fase de pesquisa básica até a fase pré-industrial - foi realizado no Instituto de Química da UNICAMP, sob a coordenação de Fernando Galembeck, professor titular da instituição.

Segundo Galembeck, a produção deve começar ainda este ano, no Complexo Industrial da Bunge, em Cajati, Vale do Ribeira (Sul do Estado de São Paulo), que está sendo finalizado para entrar em operação. A produção deverá atingir 50.000 toneladas/ano, já em 2007, sendo que grande parte da mesma deverá ser exportada.

As estimativas dão conta de que a Unicamp deverá arrecadar cerca de 1,3 milhões de dólares por ano, quando a produção final for atingida.

No momento em que se discute sobre que tipo de nanotecnologia deve ser feito no país e seus impactos sobre a sociedade, o absoluto sucesso deste "case" aponta claramente para que atividades de pesquisa conseqüentes, bem focadas, bem conduzidas e com senso de oportunidade podem não só levar à criação de riquezas e empregos, como também - e sobretudo -, contribuir efetivamente para o desenvolvimento do país.

LQES NEWS Número 88, 19 de setembro de 2005 (OLA).