Nova arma para reduzir a mortalidade infantil : uma dose semanal de zinco !

Nos países em desenvolvimento, dentre as principais causas de mortalidade de crianças de menos de dois anos estão a pneumonia (doença manifestada pela congestão e exsudação pulmonar, oriundas de uma infecção aguda dos pulmões, produzida por microorganismo) e a diarréia (também conhecida como desarranjo intestinal, que consiste em dejeções de fezes liquefeitas, mais ou menos numerosas, que podem ter origem várias: infecções, intoxicações, enterites, etc.).

Das duas doenças, a pneumonia é a que mais faz mortes: 19% das 10,6 milhões de mortes de crianças de menos de cinco anos, a cada ano, no mundo (aproximadamente dois milhões de mortes), a diarréia figura a seguir com 18% (seja: 1,9 milhões de mortes).

Frente a quadro tão dramático, pesquisadores do Centro Internacional de Pesquisas sobre a Diarréia, em Dacca (Bangladesh, Índia) vêm trabalhando em busca, se não de uma solução definitiva, pelo menos da amenização do mesmo. Assim, liderados por Abdullah Brooks propuseram-se verificar se um aporte complementar de zinco, pouco custoso, poderia vir a reduzir a mortalidade em crianças de menos de dois anos.

Trabalhando com um universo de 1.621 crianças, compreendidas entre dois meses e um ano, de abril de 1999 a 2000, fizeram administrar às crianças, aleatoriamente, uma dose de zinco (70 mg) ou um placebo, durante doze semanas. Como resultado, obtiveram uma redução de 85% da mortalidade no grupo de crianças que receberam zinco. Afirma o Doutor Brooks que "o zinco reduziu consideravelmente a incidência da pneumonia e outras infecções respiratórias (bronquiolites, etc.), e mais modestamente as diarréias".

Estudo publicado na versão eletrônica de revista médica The Lancet dá conta dos resultados, informando que uma dose semanal de zinco, administrada na forma de xarope, pode contribuir fortemente para reduzir a mortalidade no contexto em questão.

The Lancet, september 17, 2005 (Tradução/Texto - MIA).

Nota do Managing Editor: veja o artigo completo: "Effect of weekly zinc supplements on incidence of pneumonia and diarrhoea in children younger than 2 years in an urban, low-income population in Bangladesh: randomised controlled trial", The Lancet, Vol. 366, Issue 9490, 2005.