Portal de Periódicos tem novos conselheiros.

Novos membros do Conselho Consultivo do Portal de Periódicos foram empossados durante a semana passada. O diretor de Programas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), José Fernandes Lima, apresentou a evolução do Portal de Periódicos, incluindo a aquisição de novas bases de dados. Lima destacou a necessidade de integração com outros países e a comemoração de cinco anos de existência do serviço. No dia primeiro de dezembro será realizado, em Brasília, um seminário internacional para debate sobre o Portal de Periódicos.

Integram o Conselho o diretor de Programas da Capes, José Fernandes Lima; a coordenadora de Acesso à Informação Científica e Tecnológica da Capes, Elenara de Almeida (secretária-executiva); representante da Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias (CBBU), Sigrid Karin Dutra, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); representantes das instituições federais de ensino superior; professores Álvaro Toubes Prata, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Luiz Antônio Marcuschi, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); representante das unidades de pesquisa com pós-graduação e das instituições públicas estudais e municipais, Oswaldo Luiz Alves, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); representante das IES privadas, Ruy Caldas, professor da Universidade Católica de Brasília (UCB), representante das Fundações de Amparo à Pesquisa Estaduais, Rosaly Fávero Krzyzanowsk, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Na reunião os conselheiros debateram assuntos como melhorias no Portal, seleção de textos, condições de acesso e financiamento.

Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos (PAAP) - Criado em julho de 2001, o PAAP visa o acesso à informação científica e tecnológica de qualidade. Duas metas fundamentais a serem desenvolvidas pelo Conselho é a integração do PAAP com outros programas cooperativos e servir de estímulo para a ampliação de programas interinstitucionais.

Portal de Periódicos - O serviço é um dos maiores bancos de dados técnico-científicos do mundo e possui 9.100 títulos completos de fontes nacionais e internacionais de nível acadêmico. Além de mais de 90 bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento e acessos a páginas eletrônicas selecionadas. O Portal atende 152 instituições que possuem cursos de pós-graduação avaliados pela Capes com notas seis e sete. São 80 mil visitas diárias.

Assessoria de Imprensa da Capes (http://www.capes.gov.br), 13 de Novembro de 2005.