Nanopartículas aumentam a esperança nos casos de tumores cerebrais.

Ao que tudo indica, a área médica é uma das que mais tem se beneficiado dos avanços da nanotecnologia. Na Alemanha, a empresa Magforce aliou-se à "Santa Casa" de Berlin, e ambas têm voltado seus esforços para pesquisas com nanopartículas, objetivando atingir diretamente os tumores cerebrais. A boa notícia é que os resultados têm sido bastante encorajadores!

Tumores cerebrais multirresistentes são o alvo dos pesquisadores, que vêm utilizando cristais de óxido de ferro de 7 nanômetros, recobertos com lipídios biocompatíveis e com proteínas de reconhecimento de tumores.

Ilustração da embalagem do MagForce® nanoparticles.

Doentes voluntários (16), com um fio de esperança (aproximadamente 3 meses de vida) vêm sendo submetidos ao tratamento. Um deles acaba de festejar o segundo ano de remissão de um tumor. Outros dois pacientes viram sua esperança de sobrevida aumentada em mais um ano, enquanto os 13 últimos conseguiram mais três meses. Para muitos, esses números poderão parecer irrisórios, mas para aqueles que, atingidos pela doença, entram com esperança na corrida por "mais vida", isso é bastante!

O tratamento com as nanopartículas foi realizado, semanalmente, por duas vezes, quando as mesmas foram injetadas diretamente no tumor. A seguir, o paciente foi submetido a um campo magnético, que fez com que o tumor entrasse em vibração, à razão de 100 000 vezes por segundo, fazendo com que a temperatura das células cancerosas atingisse 430, temperatura bastante alta para destruí-las. Células "faxineiras" (macrófagos) se encarregaram da eliminação dos ""restos" celulares.

Se uma das preocupações dos pesquisadores era com o óxido de ferro, observaram que o mesmo não teve nenhuma ação biológica e, ao que tudo indica, não se acumula no organismo.

Os estudos prosseguem e os pesquisadores informam que as conclusões definitivas desses testes clínicos encorajadores serão apresentadas no início de 2007.

Magforce (http://www.magforce.de/en/produkte.html) e OCE - Oral Cancer Foundation (http://www.oralcancerfoundation.org/), consultado em 13 de novembro 2005 (Tradução/Texto - MIA).