Prêmio de Tecnologia da Associação Brasileira da Indústria Química.

A Associação Brasileira da Indústria Química - ABIQUIM, que reúne as mais importantes indústrias químicas brasileiras realizou, no dia 9 de dezembro, na cidade de São Paulo, o seu 10º Encontro Anual da Indústria Química.

Além de apresentar um quadro bastante positivo da performance do setor que, em 2005, deverá ultrapassar 66 bilhões de dólares, apresentou previsões de crescimento para 2006. Durante o evento foram entregues vários prêmios para as indústrias que se destacaram em diferentes aspectos, entre eles, exportação e tecnologia. Neste ano, pela primeira vez, a ABIQUIM premiou a Categoria Pesquisador.

O Prêmio AbIQUIM de Tecnologia - Categoria Pesquisador, foi entregue aos pesquisadores Fernando Galembeck e João de Brito, pelo trabalho de desenvolvimento da tecnologia denominada Pigmentos Brancos de Fosfato de Alumínio. A pesquisa deu origem ao produto BYPHOR, recentemente lançado em nível mundial, pelo Grupo Bunge.

Fez a entrega do prêmio a Galembeck, Kurt Politzer, ex-professor universitário que, desde há muito tempo, é dirigente de empresas químicas, conhecidas pelo forte caráter inovador, ao lado do Ministro Sérgio Resende, da Ciência e Tecnologia.

Troféu entregue aos ganhadores do Prêmio de Tecnologia da ABIQUIM.

Segundo Galembeck, "o prêmio representa o reconhecimento de um fato com poucos antecedentes no Brasil: a invenção de um novo produto industrial e seu desenvolvimento até escala industrial. Uma característica do produto é tratar-se de partículas nanoestruturadas, logo, um produto de nanotecnologia. Sua natureza demonstra ainda que as ferramentas "botton-up", de nanotecnologia mais promissoras, produtivas e vigorosas são a síntese química e a auto-organização, compatíveis com a produção de grandes quantidades de produto, ao contrário da nanomanipulação".

Conheça os números da indústria química brasileira em 2004 e mais detalhes sobre o evento, clicando aqui.

LQES NEWS, Ano IV, Número 94, 16 de dezembro de 2005.