Cooperação científica : Brasil e Argentina preparam intercâmbio na área de nanotecnologia.

A integração entre empresas e academia é uma experiência que vem dando certo na área de nanotecnologia no Brasil. Essa experiência positiva foi apresentada em Buenos Aires, nos dias 28 e 29 de novembro último. Promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e o Ministério da Educação da Argentina, através da Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, a reunião faz parte da proposta de criação do Centro Argentino-Brasileiro de Nanociência e Nanotecnologia.

"O encontro teve o objetivo de promover a integração entre os dois países, identificar áreas afins e levantar subsídios para as atividades do Centro", informa o coordenador geral de Micro e Nanotecnologia do MCT, Alfredo Mendes. Ele explica que o Centro vai atuar em três vertentes: pesquisas conjuntas, com preferência para a área de P&D, capacitação de recursos humanos e intercâmbio de pesquisadores.

O Centro funcionará nos mesmos moldes do Centro Brasileiro-Argentino de Biotecnologia (CBAB/CABBIO), uma experiência bem sucedida já há quase 10 anos. E visa promover o intercâmbio científico, o estímulo e a realização de projetos de pesquisa científica e tecnológica, buscando solucionar problemas de interesses recíprocos, concessão de bolsas de estudos, cursos especializados, entre outros.

O projeto do Centro faz parte do protocolo de intenções assinado pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Néstor Kichner, na última sexta-feira (30), em Foz do Iguaçu.

As empresas Petrobrás, Braskem, Biolab, Ródia e Boticário participaram do evento. Elas já atuam em pesquisas em nanotecnologia junto a instituições científicas, contempladas por meio de editais lançados pelo Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq) e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ambas agências de fomento do MCT.

Além do coordenador Geral de Micro e Nanotecnologia, Alfredo Mendes, participaram como representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia na reunião, o secretário de Informática, Augusto César Gadelha, e o diretor de Políticas e Programas Setoriais, José Humberto Nicola.

Histórico

A idéia de formação de uma rede de pesquisa em nanociência e nanotecnologia surgiu em novembro de 2004, numa mesa-redonda em reunião organizada pela Asociación Argentina Para El Progreso de Las Ciencias (AAPC) e Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC), na Argentina. Em 2005, o então secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCT, Cylon Gonçalves, dando seqüência à iniciativa, viabilizou uma reunião conjunta com os dois países para preparar a estruturação do Centro. Esta reunião entre empresários brasileiros e argentinos faz parte de um calendário montado por essa comissão. O próximo evento será uma reunião entre os pesquisadores dos dois países, prevista para acontecer em março de 2006.

Assessoria de Imprensa do MCT (www.mct.gov.br), texto de Rachel Mortari, consultado em 5 de dezembro de 2005.

Veja mais:
Proposta a criação de uma Escola Argentino-Brasileira de Nanotecnologia.