Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

LQES News anteriores

em foco

hot temas

 
NOVIDADES

Cooperação científica : Brasil e Argentina preparam intercâmbio na área de nanotecnologia.

A integração entre empresas e academia é uma experiência que vem dando certo na área de nanotecnologia no Brasil. Essa experiência positiva foi apresentada em Buenos Aires, nos dias 28 e 29 de novembro último. Promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e o Ministério da Educação da Argentina, através da Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, a reunião faz parte da proposta de criação do Centro Argentino-Brasileiro de Nanociência e Nanotecnologia.

"O encontro teve o objetivo de promover a integração entre os dois países, identificar áreas afins e levantar subsídios para as atividades do Centro", informa o coordenador geral de Micro e Nanotecnologia do MCT, Alfredo Mendes. Ele explica que o Centro vai atuar em três vertentes: pesquisas conjuntas, com preferência para a área de P&D, capacitação de recursos humanos e intercâmbio de pesquisadores.

O Centro funcionará nos mesmos moldes do Centro Brasileiro-Argentino de Biotecnologia (CBAB/CABBIO), uma experiência bem sucedida já há quase 10 anos. E visa promover o intercâmbio científico, o estímulo e a realização de projetos de pesquisa científica e tecnológica, buscando solucionar problemas de interesses recíprocos, concessão de bolsas de estudos, cursos especializados, entre outros.

O projeto do Centro faz parte do protocolo de intenções assinado pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Néstor Kichner, na última sexta-feira (30), em Foz do Iguaçu.

As empresas Petrobrás, Braskem, Biolab, Ródia e Boticário participaram do evento. Elas já atuam em pesquisas em nanotecnologia junto a instituições científicas, contempladas por meio de editais lançados pelo Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq) e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ambas agências de fomento do MCT.

Além do coordenador Geral de Micro e Nanotecnologia, Alfredo Mendes, participaram como representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia na reunião, o secretário de Informática, Augusto César Gadelha, e o diretor de Políticas e Programas Setoriais, José Humberto Nicola.


Histórico

A idéia de formação de uma rede de pesquisa em nanociência e nanotecnologia surgiu em novembro de 2004, numa mesa-redonda em reunião organizada pela Asociación Argentina Para El Progreso de Las Ciencias (AAPC) e Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC), na Argentina. Em 2005, o então secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCT, Cylon Gonçalves, dando seqüência à iniciativa, viabilizou uma reunião conjunta com os dois países para preparar a estruturação do Centro. Esta reunião entre empresários brasileiros e argentinos faz parte de um calendário montado por essa comissão. O próximo evento será uma reunião entre os pesquisadores dos dois países, prevista para acontecer em março de 2006.

Assessoria de Imprensa do MCT (www.mct.gov.br), texto de Rachel Mortari, consultado em 5 de dezembro de 2005.

Veja mais:
Proposta a criação de uma Escola Argentino-Brasileira de Nanotecnologia.


<< voltar para novidades

 © 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco