Pinturas com propriedades espetaculares : mais uma contribuição da ciência dos colóides.

Fazer uso de tintas que mudam de cor com a temperatura ou a umidade pode ser o sonho de muitos. Acorde: o sonho transformou-se em realidade!

Isso mesmo: pesquisadores do Instituto Max-Planck de Colóides e Interfaces (Alemanha) conseguiram tal proeza, construindo novos colóides que poderão ser utilizados na fabricação de pinturas com essas propriedades surpreendentes.

Atualmente, a química de colóides possibilita a fabricação de filmes finos, e particularmente brilhantes, utilizáveis, por exemplo, nos esmaltes de unhas ou na pintura resplandecente de carrocerias.

Em um colóide, os átomos de superfície podem ser organizados de modo bastante regular, o que tem como efeito refletir a luz de maneira controlada, reforçando sua cor e seu brilho.

Através de bombardeamento iônico e vaporização de ouro, os pesquisadores do Instituto Max-Planck lograram criar novos colóides. Estes podem ser facilmente produzidos sob medida e apresentam propriedades de simetria particulares. Dessa forma, tais colóides poderão levar à formação de novos revestimentos com propriedades espetaculares.

Por simples mágica, cuja transformação em realidade é propiciada pela tecnologia, seu novo carro azul, por exemplo, poderá metamorfosear-se, a uma dada temperatura, tornando-se vinho, ou a mudança de umidade ambiental poderá fazer dele um carro verde intenso. Já pensou? Não? Pois então, dê asas à imaginação!

Press Release do Max-Planck Institute of Colloids and Interfaces (http://www.mpikg.mpg.de), december 02, 2005 (Tradução/Texto - MIA).