Automóvel a vapor : BMW trabalha nessa linha !

Gastar cada vez menos e - menos ainda -, é imperativo que se impõe como uma das soluções ao agudíssimo problema da falta de energia. Atentos ao fato, as indústrias buscam soluções para minimizar os problemas gerados pela escassez e, conseqüentemente, pelo alto custo da mesma.

A nova invenção da BMW (Alemanha) visando à melhoria do rendimento energético dos motores existentes deve, sem dúvida, ser louvada! Atentos a que o problema dos motores à combustão interna está, em grande parte, diretamente relacionado ao fato de que grande quantidade da energia desaparece sob a forma de calor, em particular via escapamento e no circuito de refrigeração, a empresa acaba de propor uma solução.

Propôs um sistema, batizado como "Turbosteamer" - que pode ser traduzido como "Turbovaporizador" -, que consiste em recuperar o calor "desperdiçado", reciclando-o, para ajudar a propulsão. Testes realizados mostraram que num motor de 4 cilindros 1,8 litros, o consumo baixou 15%, enquanto a potência aumentou 15 hp.

Por trás de tudo isso, logicamente, está o princípio do velho é bom motor a vapor. Os gases de escapamento são transferidos num circuito primário, cuja função é trocar e vaporizar o fluido contido em um segundo circuito. A pressão gerada é utilizada para ajudar a rotação do virabrequim, sendo que o resto da energia é recuperado no circuito de resfriamento que, por sua vez, volta no circuito principal.

Radiador de um dos modelos da BMW.

Trata-se de um sistema ainda em protótipo, contudo, teoricamente, seu tamanho permite adaptação no compartimento motor de um 4 cilindros. O sistema, conforme a BMW, permite que 80% do calor seja reciclado!

Para aqueles que já esquentam os motores para uma corrida às concessionárias, um aviso: o sistema só estará pronto para produção daqui a aproximadamente dez anos.

Techno-Science (http://www.techno-science.net), consultado em 09 de janeiro de 2006 (Tradução/Texto - MIA).