Os dez saltos científicos de 2005.

2005, ano dos mais profícuos da ciência mundial, nas mais diferentes áreas. O seqüenciamento do genoma do chimpanzé foi, não há como duvidar, um salto estelar. Veja os outros nove saltos, dos dez aqui elencados.

1. - Evolução. Durante o ano de 2005, numerosas novidades - como o seqüenciamento do genoma do chimpanzé, por exemplo -, contribuíram para melhor elucidar nossos conhecimentos sobre a teoria de Darwin. É incontestável, mas a escolha número um da revista americana New Scientist se explica principalmente pela controvérsia que sacudiu os Estados Unidos nesse ano. O negócio chegou até mesmo às barras da justiça. Ao longo de todo o ano assistiu-se a uma ofensiva em regra dos defensores da teoria do Design Inteligente.

Apoiados pelo presidente George Bush, estes últimos contestam a teoria da evolução e afirmam que o homem foi criado por um ou por seres inteligentes. Muitos desses criacionistas, pertencentes ao conselho escolar da região de Denver, na Pensilvânia (EUA), conseguiram que o Design Inteligente seja ensinado nos colégios da região. Oito famílias opuseram-se a essa decisão e, em setembro de 2005, rebelaram-se, e, finalmente, obtiveram ganho de causa. Em 20 de dezembro, John Jones, juiz do tribunal federal de Harrisburg (Pensilvânia), considerou que essa teoria é uma forma disfarçada de crença religiosa e que viola a Constituição. Todavia, nada garante que tal decisão porá fim à polêmica. De fato, o criacionismo fez parte dos programas escolares até 1987.

2. - Exploração planetária. O ano espacial foi marcado pelo sucesso da missão americano-européia Cassini-Huygens ao redor de Saturno e a aterrissagem sobre sua lua Titan.

3. - Floração. Inúmeras descobertas refinam nossos conhecimentos sobre os mecanismos biológicos que permitem o surgimento das flores.

4. - Sobressaltos gama. Astrônomos identificaram a fonte dos breves e violentos "jorros" de raios gama no universo: colisões entre estrelas.

5. - Neurologia e genética. Algumas doenças mentais, como a esquizofrenia, a Síndrome de Tourette e a dislexia, estão ligadas a genes implicados no desenvolvimento do cérebro.

6. - Formação da Terra. Análises isotópicas mostram diferenças entre rochas terrestres e meteoritos: a formação de nosso planeta já foi bem mais complexa que o previsto.

7. - Portal celular. Biólogos penetraram nos últimos segredos de um mecanismo chave na transmissão de sinais nervosos: os canais de potássio instalados nas membranas das células.

8. - Mudanças climáticas. As provas do aquecimento do planeta são cada vez mais e mais evidentes. Certos políticos americanos começam já a considerar a necessidade de uma forte ação frente às emissões crescentes do gás com efeito estufa.

9. - Biologia sistêmica. A abordagem da genética "clássica" (estudo de um gene que provocaria um efeito) dá lugar a uma abordagem mais global, na qual os biólogos tentam analisar os processos celulares em seu conjunto e complexidade.

10. - ITER. Após dezoito meses de difíceis negociações entre os pares, o futuro reator experimental de fusão nuclear será finalmente construído em Cadarache, na Provence (França).

Le Figaro (www.lefigaro.fr), consultado em 04 de janeiro de 2006 (Tradução - MIA).