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NOVIDADES
Com a crise de petróleo que se avizinha, quanto mais se conseguir reduzir o consumo de gasolina, melhor. Quando essa redução contribui para limitar as emissões de gás de efeito estufa, melhor ainda! Trabalhando em função desses fatos, a Innovative Hydrogen Solutions Inc. (IHS), uma empresa canadense, acaba de propor um novo procedimento, o H2 N-GEN, que - embora ainda na fase de protótipo -, promete. O H2 N-GEN, para fracionar moléculas de água utiliza a eletricidade produzida pelo alternador de um carro. Resulta daí um dos combustíveis mais "limpos" e de grande performance, o hidrogênio, e oxigênio. Enquanto nas pilhas a hidrogênio é necessário que o gás seja estocado a baixíssimas temperaturas, esse novo procedimento reenvia diretamente o gás obtido para entrada de ar do motor. Quando comparadas gasolina normal e mistura ar-gasolina, constata-se que esta, com relação a aquela, tem por volta de 1% de hidrogênio e é enriquecida de oxigênio, o que faz com que a combustão seja bem mais eficiente. Testes independentes, realizados pela empresa Clean Air (Canadá), mostram que o consumo de um motor diesel, na estrada, teve uma redução de 30,95% e, na cidade, 13,12%. Redução considerável, que tem como conseqüência uma ação direta sobre os gases de efeito estufa, que diminuíram 30,1% para o dióxido de carbono, 23,6% para os óxidos de nitrogênio, 27,3% para os hidrocarbonetos, 36,7% para o monóxido de carbono e 80,73% para partículas finas, quando de um percurso feito à alta velocidade. Tratam-se, como se constata, de resultados altamente encorajadores, que motivaram a IHS a desenvolver seus produtos. Assim, a empresa se propôs equipar tratores, carros e motocicletas, com sistemas adaptáveis a todos os modelos e tamanhos, podendo atingir aqueles de uma caixa de fósforos. Novo dispositivo de eletrólise para geração de hidrogênio e oxigênio. Sob a forma de vapor, a água necessária à eletrólise é recuperada na saída do sistema de escapamento. Os motores diesel serão os que maiores benefícios obterão da concepção, dado que o procedimento usado permite, graças à uma melhor combustão, não apenas uma redução considerável de partículas finas, mas conversores catalíticos mais limpos, porque menos sujos de graxa. Todos terão a lucrar com o novo procedimento, especialmente os seres vivos e o meio ambiente. Mais uma vez a natureza agradece! IHS (http://www.ihsresearch.com), consultado em 18 de janeiro de 2006 (Tradução/Texto - MIA). |
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