|
NOVIDADES
Visando melhorar a eficácia das células solares, se uniram em trabalho de colaboração as empresas Innos e Philips e a Universidade de Southampton (Reino Unido). Para alcançar seu objetivo, buscaram reproduzir a estrutura dos olhos da borboleta noturna (mariposa). Oriunda da Universidade de Southampton, a Innos utilizou os equipamentos das instalações da Philips, em Eindhoven (Holanda), após o incêndio de uma unidade de microfabricação da Universidade de Southampton. A empresa conseguiu fabricar padrões em escala nanométrica, sobre a superfície de uma célula solar à base de silício. Borboleta noturna (mariposa).
Tais motivos são baseados na estrutura de matrizes nanoestruturadas observadas sobre córnea de certas borboletas noturnas. Essas estruturas impedem a reflexão da luz, por um lado para aumentar a quantidade de luz coletada pelo olho e, por outro lado, com a finalidade de serem mais dificilmente detectáveis pelos predadores. Estruturas nanoscópicas no olho das mariposas. Créditos: National Nanotechnology Infrastructure Network (NNIN)
As células solares atuais têm tendência a refletir a luz quando o sol está baixo no céu, o que reduz sua capacidade de coleta; entretanto, com essa tecnologia, é possível diminuir essa reflexão e aumentar a coleta de luz solar, por volta de 10%. As nanoestruturas ópticas desenvolvidas têm uma precisão de uma dezena de nanômetros, configurá-las nessa escala requer tecnologias avançadas. A técnica utilizada é a escrita direta por feixe de elétrons: esse feixe é utilizado para fazer endurecer seções particulares de uma camada de polímero, aplicada sobre o silício virgem. Uma vez que a região não tratada é retirada, o silício exposto pode ser gravado para formar o padrão desejado. A equipe Nanoscale Systems Integration, da Universidade de Southampton, dirigida pelo Dr. Bagnall, estuda agora as propriedades dessa superfície particular. A próxima etapa será dedicada à análise de suas características, visando diminuir ao máximo a reflexão da luz incidente. O índice de refração do material deverá ter um efeito importante, a ser considerado. The Engineer, Press Release, January 18, 2006 (Tradução/Texto - MIA). Nota do Managing Editor: o material desta nota foi também divulgado pela Innos (http://www.innos.co.uk). A ilustração que figura no texto foi obtida em http://www.google.com. |
© 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br
sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco