AEB lança site sobre missão que levará astronauta brasileiro ao espaço.

A Agência Espacial Brasileira (AEB) lançou um site especial sobre a Missão Centenário, que vai enviar o astronauta brasileiro, Marcos Pontes, a uma viagem para a Estação Espacial Internacional (ISS).

Logo da Missão Centenário que comemora os 100 anos do vôo do 14 Bis.

Clique aqui para navegar pelo site especial da AEB.

No site estarão disponíveis fotos e vídeos do momento histórico, detalhes dos experimentos científicos que serão realizados pelo brasileiro, além de informações e dados sobre o astronauta brasileiro e sobre a missão. O internauta ainda poderá enviar mensagens para o astronauta Marcos Pontes e para os responsáveis pela missão.

Marcos Pontes, o norte-americano Jeffrey Williams e o russo Pavel Vinogradov são os três astronautas que integram a tripulação da nave russa Soyus 12 TMA-8. A viagem à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) está prevista para o dia 30 de março. De acordo com a Agência Espacial Brasileira (AEB), a previsão é que ele permaneça na estação espacial entre oito a dez dias. O russo e o norte-americano deverão ficar no espaço durante seis meses.

O brasileiro levará vários experimentos brasileiros com foco, principalmente, na nanotecnologia (pesquisa e manipulação de moléculas e átomos para a criação de novos materiais). Os experimentos foram selecionados pela AEB e, na semana passada, aprovados na penúltima etapa de seleção para o embarque na expedição.

O Brasil quer analisar, por exemplo, o efeito da gravidade na cinética das enzimas, na interação das proteínas, nos danos e reparos do DNA, na germinação de sementes, em minitubos de calor, no controle da temperatura interna, no crescimento das sementes de feijão e na cromatografia da clorofila. Todos os experimentos têm como objetivo incrementar as pesquisas nas áreas de saúde, alimentícia e tecnológica.

Nota do Managing Editor: esta matéria foi veiculada anteriormente no site da Agência Brasil (www.radiobras.gov.br), em 26 de fevereiro de 2006, e é de autoria de Alessandra Bastos. A ilustração não faz parte da matéria original, tendo sido obtida em www.aeb.gov.br/minisite/missao_centenario.