Biorreator possibilita o cultivo de células pancreáticas em laboratório.

Indivíduos que sofrem de diabete Tipo I, distúrbio no qual o organismo produz pouquíssima ou nenhuma insulina, para manterem uma qualidade de vida confortável, sem correr grandes riscos, requerem uma administração diária de insulina para o controle adequado do distúrbio. São, por conta disso, conhecidos também como insulino-dependentes.

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, glândula que atua na digestão e nos processos metabólicos, e é responsável por "administrar" o aproveitamento adequado dos alimentos ingeridos, e, em especial, dos açúcares.

Homem e o pâncreas

Créditos: Healingdaily

Na Universidade de Calgari, em Alberta (Canadá), um grupo de pesquisadores, liderados pelo Dr. Leo Behie, titular da Cadeira Canadense de Engenharia Biomédica, descobriu um novo procedimento que permite cultivar células pancreáticas em laboratório, valendo-se de um biorreator.

Trata-se de uma descoberta que vem ao encontro das necessidades (e anseios) dos diabéticos, uma vez que abre caminho para a produção de células que fabricam insulina, o que poderá vir a eliminar o sofrimento diário dos mesmos de ter que se injetar o hormônio.

A equipe, trabalhando com células de pâncreas de porco, acredita que, em breve, poderá vir a produzir quantidades significativas. Os trabalhos, realizados pelo Dr. Leo Behie e sua equipe - Meera Chawla, Cheryl Bodnar, Michael Kallos e Arindom Sem -, tiveram lugar no Pharmaceutical Production Research Facility (PPRF) e os resultados serão publicados na revista Biotechnology Progress, brevemente.

University of Calgary, In the News, March 16, 2006 (Tradução/Texto - MIA).

Nota do Managing Editor: a ilustração não aparece na matéria original tendo sido obtida em www.google.com.