Ondas terahertz ganham novos espelhos refletores.

Atualmente, sistemas tais como o Bluetooth e Wireless-LAN trabalham com freqüências de transporte da ordem de alguns Gigahertz (GHz). Os sistemas WLAN futuros poderão certamente transmitir ondas Terahertz, sistemas de comunicação 300 GHz serão da mesma forma realizáveis. Contrariamente aos sistemas atuais, a transmissão será orientada, ou seja: necessitará uma "visibilidade" direta entre o emissor e o receptor. Se o caminho direto não é acessível, vias de propagação indireta poderão ser utilizadas, refletindo-se as ondas sobre uma parede. As simulações mostram que poderá, então, ser interessante revestir com refletores as paredes.

Os primeiros refletores na área dos Terahertz foram apresentados em 2001 pelo Instituto de Altas Freqüências, da Universidade Técnica de Brunswick (Alemanha). O princípio dos espelhos dielétricos foi transferido para a área dos Terahertz. O grupo do Professor Martin Koch trabalha ainda sobre esse tema (Applied Physics. Letters, volume 88, 202905 (2006).

Simulação do traçado da radiação.

Créditos: R. Piesiewicz, Institute Nachrichtentechnik, TU Braunschweig (Alemanha).

Os refletores se compõem atualmente de várias camadas de silício e de polipropileno e têm, cada vez mais, uma maior performance: para uma incidência vertical de 300 GHz, a banda de reflexão é da ordem de 140 GHz. Além disso, os espelhos são unidirecionais, o que quer dizer que refletem freqüências entre 319 e 375 GHz para os dois tipos de polarização, e isso independentemente do ângulo de incidência.

Norman Krumbholz, doutorando do Instituto de Altas Freqüências, diz que "se esses espelhos estiverem instalados em grande número, poderão tornar-se um componente-chave de futuros sistemas de comunicação".

O Instituto de Altas Freqüências, da Universidade Técnica de Brunswick, é um parceiro da rede de competência PhotonicNet de Tecnologias Ópticas, de Niedersachsen (Alemanha), que reúne 40 empresas, universidades e institutos de pesquisa.

Press Release: PhotonicNet GmbH, June 14, 2006 (Tradução - MIA).