Geolocalização via GPS : grande ajuda aos portadores de Alzheimer.

Todos já ouvimos falar, lemos algo a respeito, ou conhecemos alguém que, infelizmente, é portador do Mal de Alzheimer, doença descoberta pelo médico alemão Alois Alzheimer (1864-1915), em 1906.

Trata-se de uma doença de caráter degenerativo, que destrói gradativamente as células nervosas do cérebro e seus prolongamentos - os neurônios -, interferindo no funcionamento da mente, do pensamento, da memória, da fala...

Até o momento, não se conhece cura para o mal. Embora muito se tenha feito para retardar suas manifestações, há ainda um longo caminho a ser percorrido. Pesquisadores têm envidado todos os seus esforços no sentido de, pelo menos, suavizar um pouco a vida dos doentes e de seus familiares.

Nesse sentido, no Quebec (Canadá), pesquisadores ligados à empresa Medical Intelligence, após três anos de árduo trabalho, desenvolveram uma pesquisa que deu origem a uma pulseira, a qual permite localizar indivíduos atingidos pelo Mal de Alzheimer, que tenham "fugido", "desaparecido". Para tanto, valeram-se do GPS e triangulação GSM.

O GPS (Sistema de Posicionamento Global, do inglês: Global Positioning System) é um sistema que permite a obtenção de coordenadas por meio de satélites. Bastante usado em navios, automóveis, aviões..., serve também àqueles que precisam se localizar, marcar um ponto, etc.

Uma tecnologia móvel, o GSM (Sistema Global para Comunicações Móveis, do inglês: Global System for Mobile Comunications) é o padrão mais utilizado em celulares.

Batizada como Columba, a "pulseira-telefone antidesaparecimento" é constituída não só por um sistema de geolocalização GPS-assiste, por um emissor/receptor GSM/GPRS, incluindo um cartão SIM e transmitindo voz e dados, mas também por um sistema computacional inteligente de detecção e de alerta.

O General Packet Radio Service (GPRS), aumenta as taxas de transferências de dados nas redes já existentes, enquanto o SMS se presta à comunicação pessoal digital, enviando mensagens de texto para um celular.

Pulseira Columba desenvolvida para os portadores de Mal de Alzheimer.

Créditos: Medical Intelligence.

As fugas e/ou desorientações espaço/temporais (perda das coordenadas), alguns dos sintomas cruciais do Mal de Alzheimer, podem ser "socorridas" pelo Columba.

Quando o doente, desorientado, sai de um perímetro geográfico definido, imediatamente uma mensagem de alerta é enviada à família, sob forma de SMS (Short Message Service), de correio ou de mensagem vocal. Assim, os responsáveis ou pessoas próximas do doente poderão contactar um centro de chamadas médicas, que dará as coordenadas para que a pessoa seja encontrada.

Dessa forma, a família ou quem responsável, poderá solicitar uma intervenção ou, ainda, comunicar-se com o doente, graças a um alto-falante ligado à pulseira.

A operadora de celulares Orange, do grupo France Telecom, é a responsável pela comercialização da pulseira desde o início de junho. A pulseira destina-se às 850.000 pessoas atingidas pelo Mal de Alzheimer na França.

Graças à neurociência, novas luzes estão surgindo, como resultado de pesquisas. Se o organismo - como já se tem conhecimento -, é capaz de criar novos neurônios, estamos, quem sabe, bem próximos da cura desse mal. Nossa forte torcida para que isso aconteça vale, e muito!!

Medical Intelligence (http://fr.medicalintelligence.ca), consultado em 12 de julho de 2006 (Tradução/Texto - MIA).