Computador controlado pelo pensamento : sonho ou realidade ?

Com o advento do computador, coisas tidas como quase, ou mesmo impossíveis, vêm acontecendo. E tudo se dá com uma rapidez tão grande, que a realização daquilo que, há algum tempo, poderia causar verdadeiro espanto, agora é assimilada com mais naturalidade e, depressa, porque atrás vem mais!

E é bom que venha cada vez mais, principalmente quando o que está em questão é a felicidade, o bem-estar do homem, como é o caso do computador controlado por pensamento, que permite a alguém totalmente paralisado controlar seu sorriso.

Trata-se de um sistema desenvolvido por um grupo de pesquisadores norte-americanos, batizado como "BrainGate", que repousa sobre a implantação de vários eletrodos no cérebro, a fim de captar seus sinais cerebrais.

Conforme o Doutor Leigh Hochberg, um dos responsáveis pelo projeto no Massachussetts General Hospital (EUA), "é a primeira etapa de um teste clínico encorajador, para ajudar pessoas paralisadas".

O sistema BrainGate será testado em quatro pacientes. O primeiro deles, com 25 anos, sofre de uma paralisia completa de todos os membros (é tetraplégico), os três outros são voluntários, também paralisados, atingidos por doenças nervosas ou distrofia muscular.

A empresa americana Cyberkinetics Neurotechnology Systems foi quem desenvolveu o BrainGate, sistema controlado pelo pensamento. Ela é especializada naquilo que se pode chamar de Cybertelekinetics (no português, Cibertelecinética). "Estamos no alvorecer de uma tecnologia neurológica, na qual a capacidade de captar um sinal a partir de um cérebro deu um grande passo à frente. Temos possibilidade de fazer passar sinais em um cérebro, todavia, captar um sinal do cérebro é um verdadeiro desafio!", disse o responsável científico pela empresa.

Colocado sobre a região do cérebro responsável pelo movimento, o dispositivo aí implantado é um chip de silício com 100 eletrodos, sendo possível, a partir dele, registrar a atividade das células em observação. A seguir é feita a transmissão a um computador, que irá traduzir tal atividade em ordens de movimento. Todo o periférico externo pode, então, ser controlado pelo pensamento.

Esquema mostrando o dispositivo de 4 mm2 implantado no cérebro.

Créditos: CyberKinetics

Os cientistas pensam de fato captar o sinal que essa região do cérebro envia na medula espinhal. Sinal este que poderá ser interpretado por um computador, permitindo ao paciente controlar objetos, mesmo depois de vários anos de paralisia por falência da medula espinhal. Os membros artificiais controlados pelo pensamento são, doravante, "cientificamente viáveis", afirmam eles.

Além disso, a equipe de Krishina Shenoy, colocando os eletrodos do BrainGate sobre a área pré-motora do córtex de macacos, conseguiu fazer com que fosse aumentada a velocidade de transmissão da informação.

Os pesquisadores estimam que uma pessoa seria capaz de escrever 15 palavras por minuto, com a ajuda de um computador.

Nature, July 12, 2006 (Tradução/Texto - MIA).