Concurso Nano50, da NASA, premia tecnologias, produtos e pesquisadores nas nanotecnologias.

A NASA veicula uma publicação periódica voltada para as inovações em nanotecnologias. Há dois anos, o periódico em questão recompensa, no âmbito do concurso Nano50, as 50 melhores inovações do ano.

Produtos, tecnologias e inovadores são selecionados por um grupo de peritos e industriais. Entre os laureados de 2006, na categoria tecnologia, encontra-se, por exemplo, a Motorola (EUA), com sua tecnologia NED (Nano Emissive Display), que debutou com a realização de um protótipo de tela colorida, à base de nanotubos de carbono.

Nano Emissive Display

Créditos: Motorola

A Heliovolt, de Austin, Texas (EUA), distinguiu-se por uma nova técnica de fabricação de células solares construídas com camadas de filmes finos. Já do lado universitário, a Universidade do Texas, em Dallas (USA), foi selecionada por seus trabalhos sobre as fibras de nanotubos de carbono e a Universidade Pardue (EUA) foi recompensada pelo estudo intensivo de "nanorods" ou nanobastões.

Entre os produtos industriais distinguidos, pode ser citado um taco de basebol reforçado por nanotubos de carbono, da Easton Sport (EUA); um "aerogel" de isolamento térmico, da Aspen Systems (EUA) e um material nanocompósito, com a condutividade de um metal e a elasticidade de um plástico, da Metal Rubber-Nanosonic, também dos Estados Unidos.

Tacos de Baseball, da Easton Sports.

Entre as dezenas de pesquisadores recompensados encontram-se James Tour, da Rice University, Yu Huang, da Califórnia University at Los Angeles e Mark Stile, do NIST - National Institute of Standards and Technology.

James Tour - Professor de Química, um dos premiados.

Créditos: Rice University

A cerimônia de entrega dos prêmios terá lugar em Boston (EUA), nos dias 9 e 10 de dezembro de 2006.

Nanotech Briefs, consultado em 24 de julho, 2006 (Tradução - MIA).

Nota do Managing Editor: a matéria contendo todos os prêmios Nano50 pode ser acessada em http://www.nanotechbriefs.com/nano50_winners.html. As ilustrações que figuram nesta matéria não constam do original. Foram obtidas em www.google.com.