Universidade do Texas na "ponta da linha" da Nanotecnologia nos Estados Unidos.

Com inauguração prevista para setembro de 2006, graças aos 35 milhões de dólares investidos na construção de um prédio na Universidade do Texas, Austin (EUA), nascerá um centro de pesquisas, totalmente voltado para as nanociências e nanotecnologias, o que fará da universidade o principal ator nessa área.

Trata-se de uma instalação que estará no "coração" do CNT (Center for Nano and Molecular Science). Tal centro conta já com instalações de vanguarda, como o Microeletronics Research Center, em Austin, o que não quer dizer que o esforço pare por aí!

Maquete do Prédio do CNT (Center for Nano and Molecular Science), da Universidade do Texas, em Austin, que será inaugurado em setembro 2006.

Créditos: CNT, Universidade do Texas, EUA.

Tanto que, com o objetivo de recrutar novos pesquisadores, a UT acaba de estabelecer a "South West Academy for Nanoelectronics" (SWAN) para coordenar as pesquisas no campus da UT, em Austin, Dallas e Arlington.

Os instigadores do projeto esperam receber financiamentos do NERC (Nanoelectronics Research Corporation), um consórcio que reagrupa os seis principais atores americanos da indústria dos semicondutores (INTEL, IBM, TI, AND, Freescale e Micron Tech.), cuja vocação é desenvolver parcerias universitárias.

A NERC já financiou a criação de dois centros de pesquisa universitários em nanoeletrônica, um na UCLA e outro na New York State University.

O Texas poderá também contribuir para o financiamento da SWAN, através do "Texas Emerging Technology Found", criado em 2005 pelo governo Rick Perry para facilitar a comercialização de novas tecnologias.

E, finalmente, a Texas Instruments deverá doar mais de 10 milhões de dólares para equipar outros laboratórios que serão inaugurados com a chegada de novos pesquisadores. Tais iniciativas mostram o dinamismo e a vontade do estado do Texas de se posicionar como um dos principais atores da nanotecnologia.

Universidade Texas (www.utsystem.edu), consultado em 11 de agosto 2006 (Tradução/Texto - MIA).