Disco Rígido com leitura/escrita a laser.

Poder multiplicar por dez a capacidade dos discos rígidos parece ser o sonho de muitos. Se for também o seu, esse sonho poderá deixar de ser um mero anseio e passar a ser realidade. E isso, graças ao fabricante Seagate (EUA) que vem trabalhando sobre um mecanismo de leitura/escrita com uma cabeça a laser, o que tem sido chamado de "registro perpendicular".

Enquanto isso não acontece, a empresa acaba de depositar uma solicitação de patente para uma tecnologia que permite melhorar essas performances.

Quanto mais próxima do disco estiver a cabeça de leitura-escrita, com maior precisão ela poderá trabalhar. Esse é um dado que, logicamente, não escapou ao fabricante, que procurou um meio de diminuir a distância entre os dois elementos. Isso, por tabela, deveria permitir aumentar o número de setores estocando dados na superfície do disco. Mais fácil dizer do que realizar...

Disco Rígido da Seagate com cabeça de leitura a laser.

Créditos: 01.Net

A fim de impedir o contato direto entre a cabeça e a bandeja, atualmente a superfície é recoberta com uma camada de lubrificante. Mas, em caso de aquecimento, devido ao movimento do disco, os dados gravados poderiam de fato ser danificados. A espessura da camada de lubrificante precisaria, então, ser reduzida. Para tanto, a Seagate objetiva criar um lubrificante a partir de nanotubos.

Aquecer a superfície apenas em caso de necessidade.

Ambicioso, o projeto da empresa não fica só nisso. Ela pretende recorrer, também, a um novo mecanismo de leitura-escrita, baseado numa cabeça laser. Batizado como Heat Assisted Magnetic Recording, o novo procedimento permitirá que a superfície seja aquecida somente em caso de necessidade, ou seja, no momento em que os dados estiverem no ponto de ser escritos, o que possibilitará ordená-los com maior precisão e aumentar a densidade.

Um único senão: o lubrificante pode evaporar em contato com o laser. Para resolver o impasse, a Seagate pensa inserir no disco rígido um reservatório que conterá o lubrificante que, por evaporação-condensação, irá se assentar sobre a superfície do disco em caso de necessidade. A capacidade dos discos rígidos poderá, assim, graças ao conjunto do sistema, ser multiplicada por dez, com uma vida útil calculada entre cinco e dez anos.

Quanto à comercialização, essa é uma conversa que fica para mais tarde, segundo a Seagate. Contudo, nada impede que seu sonho se torne realidade, só que demorará um pouco mais!

01.Net (http://www.01net.com), consultado em 25 de agosto de 2006 (Tradução/Texto - MIA).