|
NOVIDADES
Realizou-se nos dias 22 e 23 de novembro, no Rio de Janeiro, o I Encontro da Rede Nacional de Pesquisa em Nanotubos de Carbono. Participaram do evento mais de 100 pessoas, entre professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação. A programação envolveu a apresentação de tutoriais que percorreram diferentes aspectos dos nanotubos, tais como: introdução geral, síntese e aplicações, propriedades eletrônicas e de transporte e propriedades ópticas e vibracionais. Além disso, foram apresentadas 34 comunicações orais e 35 pôsteres que trataram dos mais diferentes aspectos dos nanotubos de carbono, tanto do ponto de vista experimental quanto do teórico. Destacamos:
Criada em 2005, a Rede Nacional de Pesquisa em Nanotubos de Carbono tem por objetivo estudar a ciência e as aplicações de nanotubos de carbono. A Rede reúne grande parte da comunidade brasileira que trabalha na área, sendo formada por 40 pesquisadores doutores, em sua maioria físicos, químicos e cientistas de materiais, provenientes de oito estados do país (Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo). Gráfico da produção de trabalhos científicos em nanotubos de carbono no Brasil e no mundo (novembro 2006). Créditos: Rodrigo B. Capaz (UFRJ)
LQES NEWS, Ano V, Número 115, 01 de dezembro de 2006. Nota do Managing Editor: caso queira mais detalhes sobre a Rede Nacional de Pesquisas em Nanotubos de Carbono, acesse www.fisica.ufc.br/redenano. |
© 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br
sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco