Ranking das 10 universidades/instituições latino-americanas e ibero-americanas em função da produção científica.

Informações veiculadas no mês de novembro no site da Universia mostraram os resultados do levantamento da produção científica e o ranking das Instituições de Pesquisa (Universidades e Institutos), considerando o cenário da América Latina (países latino-americanos) e Ibero-América, incluindo, portanto, Espanha e Portugal.

Os dados apresentados correspondem aos acumulados no período1990-2004 e foram compilados usando metodologia do SCImago Research Group, que consta do documento "Ranking Ibero-americano de Instituciones de Investigación - RI3. Indicadores Científicos Regionales".

O trabalho é bastante extenso, permitindo vários tipos de ranqueamento: dados gerais por instituição/país; dados por grandes áreas do conhecimento/instituição/país; por grande área do conhecimento/país, entre outros. Tais possibilidades permitem, efetivamente, que se faça uma precisa radiografia da situação de pesquisa nas mais diferentes instituições e países de língua espanhola e portuguesa com um mínimo de produção científica ( > 100 documentos). Por exemplo, no caso do cenário da América Latina são mostradas 329 instituições, ao passo que no caso da Ibero-América, 619.

Nas Tabelas I e II são apresentados dados extraídos do documento que compõe o ranking das 10 mais.

Tabela 1

Ranking das 10 Universidades/Instituições da América Latina, considerando as publicações em todas as áreas do conhecimento no período 1990-2004.

Tabela 2

Ranking das 10 Universidades/Instituições Ibero-americanas, considerando as publicações em todas as áreas do conhecimento no período 1990-2004.

No cenário da América Latina o destaque fica por conta da Universidade de São Paulo, São Paulo (Brasil) e no da Ibero-América para o CSIC - Consejo Superior de Investigaciones Científicas, de Madri (Espanha).

Vale a pena percorrer estes dados para entender o desenvolvimento da ciência, tecnologia e humanidades nos diferentes países de língua portuguesa e espanhola.

Universia (http://investigacion.universia.es/isi/isi.html).

Nota do Managing Editor: os dados apresentados nesta notícia foram compilados do Ranking Ibero-americano de Instituciones de Investigación - SCImago Research Group. Maiores informações sobre a metodologia utilizada na coleta dos dados podem ser obtidas em http://www.atlasofscience.net/atlas/scriptat/h1.pdf.

LQES NEWS, Ano V, Número 115, 01 de dezembro de 2006.