Membranas com poros nanométricos prometem revolucionar tratamento de água.

As novas membranas de purificação de água, desenvolvidas pela empresa japonesa Toray, possuem poros inferiores a 10 nm, um recorde para o tratamento de águas. A Toray reduziu ao máximo o tamanho dos poros de filtragem de água a fim de evitar a intrusão de microorganismos (tamanho da ordem do micrômetro) nos orifícios, assegurando uma boa permeabilidade.

A utilização dessa nova membrana como filtro permitiu dividir por dois a pressão necessária ao escoamento da água. O engorduramento sendo igualmente limitado, a manutenção pode ser reduzida, assim como a quantidade de produtos químicos utilizados. A própria durabilidade aumentou. Isso permite uma diminuição global dos custos de utilização.

O material empregado é uma resina de polifluoreto de vinilideno ou PVDF (do inglês Polyvinylidene Difluoride), utilizada freqüentemente nesse tipo de aplicação, porque é bastante resistente à corrosão provocada pelos produtos químicos. A Toray empregou não só uma tecnologia membranar de nanoseparação de fase, como fez ainda uma separação de fase induzida pelo calor, permitindo criar uma camada funcional bastante fina e lisa, que permite um fácil desprendimento das sujidades.

O modelo comercial é composto de tubos de 1,5 mm de diâmetro, comportando uma membrana de 0,25 mm de espessura. Os orifícios que filtram a água medem menos de 10 nm. Numerosos pequenos tubos são reagrupados em buquê, a fim de formar os filtros.

Filtros de membrana para tratamento de água, da empresa Toray.

Créditos: Toray

Os produtos atuais possuem os poros indo de 0,1 a 0,01 micrômetros e podem ser utilizados na purificação de água "pouco suja", contudo, se engorduram rapidamente em se tratando de água mais suja, rica em microorganismos (água a jusante de rios, água estagnada de lagos e barragens). Com esta tecnologia, a filtragem pode fornecer diretamente água potável. As membranas podem igualmente servir para o re-tratamento das águas usadas bem como para o pré-tratamento da água do mar, para sua dessalinização.

Num contexto em que as "penúrias" da falta de água potável são cada vez mais freqüentes, as tecnologias de purificação da água representam uma verdadeira disputa econômica. A empresa japonesa realiza um "chiffre d´affaires" de 270 milhões de dólares (~ 540 milhões de reais) nesse setor, mas visa os 800 milhões de dólares (~ 1,6 bilhões de reais) daqui a 2015.

Toray (www.toray-membrane.com), consultado em 10 de agosto de 2007 (Tradução - MIA).

Assunto conexo:

Dessanilização da água: desenvolvida membrana revolucionária.