Energia elétrica pode ser "criada" a partir do inusitado.

Dois estudantes do Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT, EUA), desenvolveram um sistema que permite "recolher" a energia produzida pelo movimento de uma multidão para convertê-la em energia elétrica.

A invenção funciona graças a um sistema de assoalho secundário, instalado em lugares freqüentados por pessoas. Composto de blocos ligeiramente enterrados, ele converte a pressão dos passos em eletricidade, segundo o princípio do dínamo.

Para seus inventores, Tad Jusczyk e James Graham, a invenção é primeiramente destinada a sensibilizar o público quanto às questões da energia: "Queremos que as pessoas compreendam a relação direta entre seu movimento e a energia produzida", dizem eles.

Esquema da proposta dos inventores Tad Jusczyk e James Graham.

Créditos: MIT

A eletricidade produzida serviria assim para iluminar painéis, difundindo mensagens educativas.

A invenção não é destinada a particulares, precisam os pesquisadores. Segundo eles, a energia produzida pelo caminhar de apenas uma pessoa não representaria senão a eletricidade necessária à alimentação de duas lâmpadas de 60W, durante um segundo, enquanto o andar de uma multidão seria suficiente para por um trem em funcionamento.

A instalação, como se pode depreender, poderá muito bem encontrar uma aplicação interessante em um concerto de rock: "Quanto mais as pessoas se movimentam (dançam), mais alta será a música", sugere Jusczyk.

Apresentado na Bienal de Veneza e em uma estação em Turin, um protótipo permite explorar o simples ato de sentar-se para produzir eletricidade. O peso do corpo faz girar um volante que aciona um dínamo e acende quatro diodos eletroluminescentes

Integrado no meio urbano, o dispositivo permitiria reforçar a impressão de fluidez da circulação de pessoas, encorajadas a ativar os espaços que percorrem através de seus movimentos.

No momento, os blocos componentes do assoalho são de fácil concepção, embora representem um custo altíssimo para serem explorados.

"Apenas a experimentação - cara -, permite tornar acessível a tecnologia", afirma Graham.

Boing Boing, July 30, 2007 (Tradução - MIA).