Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

LQES News anteriores

em foco

hot temas

 
NOVIDADES

Uma declaração de amor à Química

Com um Prêmio Nobel no currículo (ganho em 1981) e uma vocação para a poesia materializada em alguns livros, Roald Hoffman decidiu empreender a tarefa de mostrar as belezas da Química aos "não iniciados" e defender eloqüentemente uma ciência situada entre o infinitesimal e o monumental. O resultado foi o livro O Mesmo e o Não-mesmo, que é lançado agora em português pela Editora Unesp.

Este trabalho de Hoffman é freqüentemente comparado ao que Stephen Hawking fez em relação à cosmologia, tornando acessíveis concepções científicas que antes estavam envoltas por uma aura de inviolabilidade. Mas, ao contrário do físico britânico, o químico polaco-americano não evita o uso de fórmulas e diagramas complexos. O Mesmo e o Não-mesmo está repleto delas. E, surpreendentemente, o texto continua atrativo e compreensível.





Roald Hoffman, autor do livro "O Mesmo e o Não-mesmo".

Créditos: Jennifer Saylor, Wordpress



Não apenas termos como enantiômetros ou expressões como (CH3)3COOCO passam, pouco a pouco, a fazer sentido, mas é a própria Química (a identidade dos elementos e as transformações da matéria) que se passa a entender de maneira clara. Hoffman começa insistindo em esclarecer como as dualidades (dano e proveito, estático e dinâmico, natural e inatural, etc.) definem a Química. "Um fato químico - uma molécula, uma reação - está", escreve o autor, "de algum modo suspenso no espaço multidimensional, real e mental, definido por essas dualidades". Outro objetivo declarado de Hoffman é mostrar "o que os químicos realmente fazem", abrir uma janela para um mundo desconhecido para a maioria das pessoas. Isso sem esquecer a responsabilidade social do cientista e de como este se insere na sociedade.





Capa do Livro "O Mesmo e o Não Mesmo" de Roald Hoffman.

Créditos: Editora da Unesp



Nesse processo, entram não apenas os conceitos e as fórmulas químicas, mas também a literatura de Goethe, a música de Tchaikovsky e a pintura de Goya. Isso porque, como descreve o New York Times Books, O Mesmo e o Não-mesmo "consiste de partes quase iguais de arte e ciência", levando o leitor a compreender, entre muitas outras coisas, a razão do desastre da talidomida e do sucesso dos antibióticos, como trabalha a hemoglobina, como os químicos analisam uma nova substância e como a sintetizam.


Sobre o Autor - Roald Hoffman é John A. Newman, Professor de Ciências Médicas na Cornell University. Além de ter dividido, em 1981, o Prêmio Nobel de Química com Kenichi Fukui, foi agraciado com a Medalha Priestley da Sociedade Americana de Química e com os prêmios Arthur C. Cope de Química Orgânica e ACS de Química Inorgânica. Foi também apresentador de um documentário para a televisão norte-americana, em 26 episódios, intitulado "O mundo da Química".

Pluricom Informa, 20 de agosto, 2007.


Nota do Managing Editor: título: O Mesmo e o Não-mesmo; Roald Hoffmann; 341 páginas; 16 x 23 cm. Preço - R$ 49. ISBN: 85-7139-761-2.Os livros da Fundação Editora Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 32427171, ou pelo site www.editoraunesp.com.br.


<< voltar para novidades

 © 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco