Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

LQES News anteriores

em foco

hot temas

 
NOVIDADES

Calor perdido pode virar fonte de eletricidade.

Trata-se da oportunidade de uma técnica que promete gerar economia, não só em termos de fontes como também de recursos, mostrar-se benéfica tanto para o clima quanto para o meio ambiente e, ainda, criar uma novidade para o mercado de energia. O procedimento acaba de ser desenvolvido por uma empresa de pesquisa alemã que, originalmente, trabalhava na elaboração de um procedimento técnico diferente, mas também revolucionário: a criação de água potável a partir do ar.

"Nossa tecnologia abre novas perspectivas, no que diz respeito a uma fonte até agora inexplorada: a umidade contida na atmosfera terrestre". É nesses termos que Hubert Hamm, CEO da sociedade Aqua Society GmbH, de Herten (Alemanha), descreve sua invenção.

"Esse procedimento era inicialmente utilizado em mineração, para refrescar o ar no subsolo, onde produzia a condensação. Simplesmente invertemos o processo: nosso equipamento aspira grandes quantidades de ar, o resfria até o ponto de condensação e, assim fazendo, gera água que é a seguir filtrada e mineralizada".

Isso significa ser possível criar água potável pura, não importa de que lugar, dispondo-se de um sistema de refrigeração ou de condicionamento de ar. Não obstante, os engenheiros da Aqua Society deram prosseguimento às suas pesquisas, com o objetivo de reduzir os custos inerentes à produção de água, e agora elaboraram um sistema que permite converter em eletricidade o calor perdido, gerado pelo processo de resfriamento.

Antes, a maior parte dessa energia era simplesmente liberada no ar, um fenômeno que pode ser experimentado diariamente por toda pessoa que dispõe de um refrigerador ou de um ar condicionado.


Produção de energia ecológica, durável, subvencionada pelo governo

Esse projeto, cujo objetivo é a produção de uma energia limpa, sem emissões de CO2, e que é subvencionado pelos fundos do governo da Renânia do Norte-Westfália (Alemanha) e o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, repousa sobre a utilização de um sistema de expansão de baixa pressão, que torna financeiramente viável a exploração do calor perdido em uma temperatura inferior a 100 oC - uma proeza técnica até então considerada irrealizável.





Logo da AquaSociety.

Créditos: AquaSociety



Além dos processos industriais e as centrais elétricas, as áreas de aplicação possíveis são todas as instalações que geram calor residual. A possibilidade de recuperar eletricidade suplementar a partir de calor perdido, produzido pelas centrais de produção de calor, elétricas e o biogás se coloca como particularmente interessante.

Fundada em 2004, a Aqua Society GmbH é uma empresa de propriedade exclusiva da Aqua Society Inc., cujas ações são comercializadas na bolsa alemã de Frankfurt.

Enerzine, 31 de outubro de 2007 (Tradução - MIA).


<< voltar para novidades

 © 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco