|
NOVIDADES
Aproximadamente 500 produtos de consumo fazem uso das nanotecnologias, por exemplo, certos complementos alimentares, produtos cosméticos e componentes eletrônicos. Seu número aumentou mais que o dobro em dois anos e se avalia esse mercado em mais de 50 bilhões de dólares. Não obstante isso, o setor das nanotecnologias continua ainda desconhecido do grande público nos Estados Unidos: uma sondagem realizada recentemente revela que apenas 6% dos americanos dizem ter "ouvido falar bastante" das nanotecnologias, contra 70% dos que dizem "ter ouvido falar um pouquinho", ou "nunca" ouviram. Nanotecnologia. Créditos: CIPAST
Assim, apenas 7% aceitariam comer alimentos beneficiados graças às nanotecnologias, enquanto 12% se declaram capazes de comprar recipientes melhorados com as nanotecnologias e destinados a conter alimentos (por exemplo, revestimentos auto-limpantes, desinfetantes, etc.). Globalmente, 51% dos americanos não se sentem suficientemente informados para fazer um julgamento sobre os riscos e os benefícios das nanotecnologias, e um quarto das pessoas investigadas pensa que os benefícios e os riscos serão também numerosos, para os outros, 18% pensam que as nanotecnologias serão benéficas e 6% que trarão riscos. Eureka (www.eurekalert.org), consultado em 02 de novembro, 2007 (Tradução - MIA). Nota do Scientific Editor: este estudo faz parte do Project on Emerging Nanotechnologies (www.nanotechproject.org), do Woodrow Wilson International Center for Scholars (EUA). |
© 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br
sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco