Ranking mundial de 200 universidades inclui USP e Unicamp.

A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Campinas (Unicamp) foram incluídas no ranking das 200 melhores instituições de ensino superior do mundo publicado pelo The Times Higher Education Supplement.

A USP ocupa o 175º lugar, empatada com a Universidade de Massachusetts, Amherst. A Unicamp ficou no 177º lugar, empatada com o University College de Dublin.

Praça do Relógio - Universidade de São Paulo (USP), Campus do Butantan.

Créditos: Sandro Serpa

A inclusão da Unicamp na lista representou um grande salto. Em 2006, a universidade estava no 448º lugar do ranking.

A USP também evoluiu em relação aos últimos anos: em 2006, a universidade ocupava o 284º lugar e, em 2005, a 196ª posição.

Vista área recente da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

Créditos: Unicamp

A lista é publicada anualmente pelo The Times Higher Education Supplement e é baseada em um levantamento que inclui a opinião de acadêmicos, de companhias que empregam recém-formados e de estudantes de outros países e pesquisas realizadas pela universidade.

Os dez primeiros lugares do ranking divulgado pelo The Times Higher Education Supplement foram dominados por universidades britânicas e americanas.

Em primeiro lugar no ranking, aparece a Universidade de Harvard, dos Estados Unidos. Mas as universidades britânicas subiram no ranking e, em 2007, quatro das dez melhores instituições de ensino superior do mundo ficam na Grã-Bretanha, de acordo com o levantamento. As universidades britânicas de Cambridge e Oxford ficaram empatadas em segundo lugar com a Universidade de Yale, dos Estados Unidos.

Universidade de Harvard, em Cambridge, Massachusetts, EUA.

Créditos : Harvard University

O Imperial College de Londres, que estava em nono lugar em 2006, ocupa a quinta posição no novo ranking.

Vista aérea da Universidade de Oxford, Grã-Bretanha.

Créditos: Universidade do Texas

A University College, de Londres, foi uma das universidades que mais subiu no ranking ao pular da 25ª posição em 2006 para o nono lugar neste ano e ficar pela primeira vez entre as dez primeiras.

Nunzio Quacquarelli, diretor da QS, o grupo de avaliação de carreiras e educação que elaborou a lista, destacou a qualidade das universidades britânicas. "Em um ambiente de crescente mobilidade dos estudantes, a Grã-Bretanha está se colocando à frente como a principal escolha para estudantes do mundo todo", disse Quacquarelli ao jornal The Times.

"Eles examinam com mais atenção a qualidade da faculdade, a diversidade internacional e, claro, a educação que vão receber", acrescentou.

Apesar do bom desempenho das universidades britânicas, a hegemonia das instituições americanas ainda é grande.

Segundo o The Times, os fundos recebidos pela Universidade de Harvard, primeiro lugar no ranking, são de US$ 35 bilhões. Esta quantia é aproximadamente igual ao fundo anual combinado de todas as universidades inglesas.

Uol Educação (http://noticias.uol.com.br/educacao/), publicado em 08 de novembro de 2007.

Nota do Managing Editor: as ilustrações não constam da matéria original e foram obtidas em www.google.com.

Assuntos conexos:

Ranking das 10 universidades/instituições latino-americanas e ibero-americanas em função da produção científica.