MCT cria SIBRATEC para gerenciar atividades de P&D e Inovação.

O Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional, lançado no dia 20 de novembro último pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, prevê a criação de um novo "arranjo" denominado: "Sistema Brasileiro de Tecnologia (SIBRATEC)".

No documento, o ministério informa apenas que esse "arranjo" será "organizado e formalizado pelo MCT para a realização de atividades de P&D e inovação, prestação de serviços tecnológicos, extencionismo tecnológico, assistência e transferência de tecnologia".

O SIBRATEC, segundo o documento do MCT, será formado por institutos de pesquisa tecnológica e centros universitários de competência industrial, federais, estaduais e privados. Organizado em redes setoriais, temáticas e estratégicas, o SIBRATEC reunirá:

1 - Centros de inovação com foco na transformação de conhecimentos em protótipos com viabilidade comercial, seja tanto para apoiar o surgimento de novas empresas de base tecnológica, quanto para possibilitar o desenvolvimento de novos produtos ou inovações incrementais para empresas existentes;

2 - Institutos de serviços tecnológicos, para a prestação de serviços como os de calibração, ensaio e avaliação da conformidade; e

3 - Extensão tecnológica, com foco na estimulação e no atendimento à demanda por assistência especializada ao processo de inovação.

"As redes de instituições tecnológicas apoiarão o desenvolvimento e a prestação de serviços e consultorias técnicas voltadas para o aperfeiçoamento e o aumento da eficiência do processo produtivo, a melhoria da qualidade e a inovação de produtos em setores, cadeias produtivas e em arranjos produtivos locais", explica o MCT.

Para tanto, o ministério pretende dar atenção especial para a propriedade industrial e à transferência de tecnologia fazendo com que a agregação de valor tecnológico resulte em incremento de ativos proprietários (patentes) no país.

"Essa mobilização de empresas e de institutos tecnológicos, visando à formação de redes para a solução de problemas e à capacitação tecnológica empresarial, em todas as regiões do País, certamente estimulará o estabelecimento de ambiente propício à inovação nas empresas, em especial as de menor porte", avalia o Ministério da Ciêcia e Tecnologia.

Convergência Digital, 20 de novembro, 2007.