Blindagem líquida : as nanopartículas mostram mais um comportamento desconcertante !

Após as nanopartículas, o nanolíquido. Uma das principais aplicações deste está relacionada ao reforço da blindagem de materiais. Quem apresentou a novidade foi Nicolaï Viktorov, diretor executivo do Fundo de Capital de Risco do Complexo Militar-Industrial da região de Sverdlovsk (Rússia).

Essa blindagem líquida se apresenta sob o aspecto de um gel, constituído de nanopartículas sólidas e de um material de enchimento. Um choque ou um impacto brutal, a exemplo daquele provocado por uma bala ou uma explosão, impele as partículas sólidas a se ligarem instantaneamente umas às outras, transformando a matéria macia em um compósito sólido compacto, capaz de barrar a penetração, em profundidade, do corpo estranho. Tal mutação se opera em menos de um milissegundo, o que garante uma proteção segura à maioria dos tipos de projéteis ou de explosivos.

Pesquisadores russos elaboram um novo tipo de material denominado "blindagem líquida".

Créditos: Ria Novosti (Rússia)

A proteção dessa blindagem líquida para os veículos terá início a partir do outono de 2007, informa Viktorov, e seu uso poderá, rapidamente, estender-se a outros materiais, tais como os coletes à prova de balas, tanto militares quanto civis. Isso sem aumentar o peso, contrariamente ao que acontece nos casos de recobrimento por placas metálicas, diz ele.

Ria Novosti (http://fr.rian.ru), consultado em 12 de fevereiro de 2007 (Tradução - MIA).