Eletrônica Flexível : Taiwan acredita na tecnologia e inaugura seu laboratório-piloto.

O futuro da eletrônica passa, sem dúvida, pela utilização da eletrônica flexível. Taiwan decidiu, portanto, tornar-se um líder mundial nessa área, com a inauguração de seu primeiro laboratório que focaliza o desenvolvimento de materiais flexíveis utilizados em dispositivos eletrônicos.

São numerosas as possibilidades de aplicação de tais materiais, dentre elas:

- telas digitais flexíveis que podem, por exemplo, ser enroladas em volta do pulso, como um relógio, ou ainda ser utilizadas em roupas;

- células solares flexíveis utilizadas por satélites. Mais leves, elas podem ser dobradas nos lançamentos, depois desdobradas tão logo o satélite entre em órbita.

Instalações Piloto do ITRI (Industrial Technology Research Institute) Taiwan para pesquisa em eletrônica flexível.

Créditos: Tech On

As autoridades taiwanesas, assim como o Industrial Technology Research Institute (ITRI) previram um investimento de mais de 9 milhões de dólares (cerca de 18 milhões de reais) nesse laboratório dedicado ao processo de produção de circuitos eletrônicos flexíveis, de telas flexíveis, ou ainda de células solares flexíveis. Até o momento foi desenvolvida por esse laboratório uma nova técnica de fotolitografia.

O ITRI deseja que esse laboratório venha a ser um chamariz para a cooperação internacional nesta área.

EE Times Ásia, March 19, 2007 (Tradução - MIA).

Nota do Managing Editor: a ilustração que figura nesta notícia não faz parte da matéria original e foi obtida em www.google.com.

Veja mais:
Chips sobre plásticos: rumo à eletrônica flexível.

Papel eletrônico: novos desenvolvimentos, novas perspectivas.