Nanoporos cônicos abrem portas para a fabricação de diodos para a nanofluídica.

Em um circuito eletrônico, um diodo não permite a passagem de corrente elétrica a não ser em um único sentido. Em nanofluídica, um diodo desempenha papel semelhante, controlando a direção na qual os íons podem se deslocar num canal de tamanho nanométrico. Este tipo de sistema poderá ser utilíssimo para a elaboração de dispositivos "lab-on-chip".

A equipe de Suzanna Siwy (Universidade da Califórnia, Irvine, EUA) desenvolveu um diodo dessa natureza produzindo nanoporos cônicos (de diâmetro tão pequeno quanto 4 nm) em uma membrana polimérica (PET: polietilenoteraftalato). A superfície interna do cone é modificada quimicamente para que as zonas próximas das extremidades de cada poro tenham cargas de sinal oposto.

Nanoporos cônicos.

Créditos: Siwy Research Group

Na presença de um eletrólito constituído de KCl, os íons positivos e negativos da solução se acumulam nas regiões de carga oposta, formando assim o equivalente de uma junção PN sobre o comprimento do nanoporo. Segundo o sinal da polarização aplicada de um lado e outro da membrana, permite-se, ou não, a passagem de íons através dos poros, e, por conseguinte, a observação de uma corrente iônica forte ou fraca, da mesma forma que a de um diodo de semicondutor. A razão entre as correntes medidas, "direta" e "inversa", é de várias centenas.

Nature Nanotechnology (www.nature.com/nnano/index.html) (Tradução/Texto - MIA).

Nota do Managing Editor: a ilustração aqui apresentada não faz parte da matéria original, tendo sido obtida no site do Siwy Research Group: www.physics.uci.edu/~zsiwy/research.html.

Nota do Scientific Editor: o material que deu origem a esta notícia, intitulado "Friction at the nanoscale, nanofluidic diodes, rewriting with dip-pen nanolithography and more", foi relatado na rubrica Research Highlights da revista Nature Nanotechnology, número 4, p. 196-197, de 2007.