Rendimento de células fotovoltaicas pode ser aumentado com solução de dióxido de titânio.

Sustainable Titânia Technology (STi), um fabricante de revestimentos especiais, desenvolveu uma solução de dióxido de titânio que, quando aplicada sobre o substrato de vidro de células fotovoltaicas permite aumentar a eficiência destas últimas.

Uma camada de 100 a 300 nanômetros dessa solução hidrossolúvel e neutra é depositada na superfície do vidro que é, em seguida, recozido em um forno para endurecimento. Durante o recozimento, os monossacarídeos contidos na solução liberam uma pequena quantidade de CO2 criando, assim, asperezas de 10 a 20 nanômetros de altura e de diâmetro na superfície do filme. Isto permite reduzir a refletância do substrato e gerar novos pequenos feixes de luz no interior do revestimento. No final, o tratamento faz crescer a taxa de conversão solar de 3 a 5%.

Preparação da solução de TiO2.

Créditos: Chemelab-UCSD

Os outros procedimentos que criam asperezas na superfície não aumentam o rendimento das células senão de 1 a 2%. Além do mais, a poeira pode se acumular nessas irregularidades e ter por conseqüência diminuir a eficiência da cela. O novo revestimento possui uma carga eletrostática que repele a poeira e, portanto, evita tais problemas.

Sustainable Titânia Technology comercializará essa nova solução a partir do início de fevereiro. O preço de venda será de aproximadamente 320 dólares o litro (cerca de 600 reais). O líquido pode igualmente ser utilizado sobre todo o instrumento óptico que necessite uma penetração durável da luz e é particularmente adaptado para utilização em exteriores. A empresa espera atingir um montante de venda de 200 milhões de ienes (1,25 milhão de euros), daqui ao final de agosto de 2009.

Press Release da STi (www.sti-jp.com), January 02, 2008 (Tradução - MIA).

Assuntos Conexos

Sol e pilhas: combinação mais que frutífera!

Células solares impressas em plásticos? Isso mesmo! A novidade vem do Japão.

No mercado, fotocatalisadores de última geração!