Primeiros kilowatts em 2008. É a geotermia profunda que se torna realidade !

Os primeiros kilowatts de energia renovável, oriundos do calor de rochas subterrâneas, deverão ser produzido em abril de 2008, no sítio experimental de geotermia profunda, em Soultz-sous-Forêts (Alsácia, França)! Uma primeira turbina piloto de produção de eletricidade de 1,5 MWe, destinada a ser conectada na rede de eletricidade de Estrasburgo, acaba de ser instalada.

Mais de vinte anos de estudos geológicos e de trabalhos científicos foram necessários para ultrapassar essa fase de industrialização. Lançado em 1987, esse projeto faraônico é gerido pelo Grupo Europeu de Interesse Econômico (GEIE) - Exploração Mineira do Calor, e é objeto, desde 2000, de um programa piloto com o suporte financeiro da ADEME (Agência Francesa de Meio Ambiente e Energia), do governo alemão e da união européia. O programa conta com recursos orçamentários de mais de 80 milhões de euros (mais de duzentos milhões de reais) . É bom que se diga que o objetivo é de porte e ambicioso: trata-se de desenvolver uma nova forma de geotermia de alta energia, em um sítio que conta com um subsolo particularmente rico em rochas fraturadas, recuperando o calor de seus granitos a uma temperatura de 200o C, situadas a 5000 metros de profundidade.

O projeto geotérmico de Soultz-sous-Forêts consiste em recuperar o calor de rochas subterrâneas transformado-o em eletricidade.

Créditos: Géothermie Soultz

Como conduzir esse calor à superfície da terra? Não existe na França a não ser um tipo de rede geotérmica dita de alta energia (cujas temperaturas recuperadas são superiores a 150 oC): situada em Bouillante, na Ilha de Guadalupe, ela se beneficia de uma "anomalia geotérmica" uma vez que aproveita de águas subterrâneas naturalmente quentes. Os técnicos não têm, portanto, senão que encaminhar essa água quente à superfície da Terra, para transformá-la em eletricidade. Quanto aos outros tipos de redes geotérmicas, elas exploram aqüíferos menos profundos e menos quentes.

O projeto experimental de Soultz-sous-Forêts consiste em "re-abrir" as fraturas naturais das rochas subterrâneas (acumuladas há milênios), a fim de aí injetar água. Reaquecida a 200 oC sob a terra, a água é então reencaminhada à superfície, a uma temperatura de 175 oC, com uma vazão de 35 litros por segundo, e transformada, a seguir, em eletricidade, por uma turbina de produção.

A instalação dessa turbina de produção, qualificada pela Companhia de Eletricidade de Estrasburgo como "etapa decisiva para o projeto piloto", poderá, "em caso de sucesso industrial e econômico,"visualizar" o horizonte de 2015, ou seja, a realização de um protótipo industrial de uma dezena de MWe e, de outra parte, o desenvolvimento de outras centrais de produção calor", anuncia o fornecedor e distribuidor de eletricidade. Nesse caso, o projeto da central geotérmica forneceria eletricidade a uma cidade de 20.000 habitantes.

JDD (www.devellopmentdurablejournal.com), consultado em 14 de janeiro de 2008 (Tradução - MIA).

Nota do Scientific Editor: a unidade MWe (Megawatt elétrico) é um termo que se refere à potência elétrica, enquanto o MWt (Megawatt térmico) diz respeito à potência térmica produzida. Embora "megawatt elétrico" e "megawatt térmico" não sejam unidades SI, prefixos alternativos SI são algumas vezes utilizados, tais como gigawatt elétrico (Fonte: Wikipedia).