PITTCON 2008 : muitas novidades na cidade-berço do jazz.

Teve lugar, de 02 a 07 de março, no Morial Convention Center, na legendária cidade de Nova Orleans, Estados Unidos, mais uma versão da célebre conferência PITTCON. Mais de 1000 empresas apresentaram suas últimas inovações em instrumentação, equipamentos, suprimentos e serviços para os profissionais da ciência e tecnologia. Todos os aspectos da análise química foram contemplados: analítica, bioanalítica, meio ambiente, forense e farmacêutica. Além destes, outros aspectos foram focalizados, dentre eles a nanotecnologia, a segurança e as ciências da vida.

Morial Convention Center - Nova Orleans, sede do PITTCON 2008.

Créditos: OLA/LQES

O Programa Técnico foi, também, bastante interessante e diversificado. Alguns dos destaques ligados à Nanotecnologia (simpósios e sessões orais): Nanoparticle Biosensors; Fluidics at the Nanoscale: Pores, pipettes and Channels; Nanotechnology Applications to Chemical and Biological Defense; Nanoparticles in Biospectrometry; Development and Applications of Nanotechnology and Microscopy.

No que diz respeito aos equipamentos, notou-se forte tendência à miniaturização: microscópios eletrônicos com sonda EDX; equipamentos para fluorescência de raios-X; espectroscopia FTIR e Raman. No caso da última, em nossa avaliação a técnica está passando por verdadeiro "boom", com múltiplas aplicações para os mais diferentes problemas analíticos e para a caracterização de um sem-número de materiais (polímeros, nanotubos, fármacos, controle de matérias-primas, alimentos, etc.).

Outra tendência observada relaciona-se aos processos químicos e seu controle. Várias empresas apresentaram sistemas de alta performance para controle de processos em laboratório - bastante sofisticados -, para preparações envolvendo volumes de até 5 litros.

Nova Orleans e Jazz: um casamento perfeito!

Créditos: OLA/LQES

Em 2009, a PITTCON (www.pittcon.org) estará completando 60 anos e será realizada na cidade de Chicago (EUA).

LQES NEWS, Ano VII, Número 144, 17 de março de 2008 (OLA).