Brasil chega a 40 milhões de internautas, com 56% mais usuários residenciais.

O Brasil registrou novos recordes de crescimento entre usuários conectados à internet. Segundo dados divulgados pelo IBOPE/NetRatings, nesta quarta-feira, o país fechou fevereiro com 22 milhões de internautas residenciais ativos, 56,7% a mais do que em fevereiro de 2007 e 4,5% acima de janeiro deste ano. Se forem considerados todos os pontos de acesso monitorados pela pesquisa (residência, trabalho, escola, cybercafé, bibliotecas, telecentros etc), a internet brasileira já contava com 40 milhões de usuários ativos com 16 anos de idade ou mais no último trimestre de 2007 - o maior patamar desde setembro de 2000, quando foram iniciadas as medições da consultoria no país.

"Além do recorde, vivemos o maior boom de crescimento desde o início das medições no país (Alexandre Magalhães, do IBOPE/NetRatings)".

Ainda de acordo com a empresa, o Brasil se manteve em fevereiro no topo da lista - composta de 10 países - como a nação em que se gasta mais tempo por mês com navegação residencial por internauta. Os brasileiros ficaram 22h24m conectados, de acordo com a Nielsen/Netratings, 48 minutos menos do que em janeiro deste ano e 3 horas e 17 minutos acima do tempo de fevereiro de 2007. Completam a lista dos cinco países com maior tempo médio mensal por pessoa no domicílio os Estados Unidos (19h52m), a França (19h40m), o Japão (18h29m) e o Reino Unido (17h46m).

Se forem considerados os dados trimestrais, o total de pessoas com acesso residencial à internet em fevereiro de 2008 no Brasil atingiu 34,1 milhões de indivíduos com dois anos ou mais, número 54,1% maior que o do mesmo período do ano anterior.

- A internet brasileira é tão impressionante que atingimos o maior número de usuários residenciais ativos em fevereiro, mês tradicionalmente fraco para a internet. É um mês com menos dias, portanto, com menos possibilidade de navegação; mês com o período de Carnaval, também com menor possibilidade de acesso residencial, pois muitos usuários viajam durante esse período. Além do recorde, vivemos o maior boom de crescimento desde o início das medições no país - avaliou Alexandre Sanches Magalhães, gerente de análise do IBOPE/NetRatings, em comunicado.

As categorias que atraíram mais a atenção dos usuários residenciais brasileiros em fevereiro, em comparação com janeiro, foram "Educação e Carreira" - impulsionada pelos sites de educação e por endereços ligados à carreira profissional - com crescimento de 14,4%, atingindo 10,8 milhões de internautas, e os sites ligados a "Informações Corporativas", categoria que cresceu 10,3% e recebeu 8 milhões de visitantes únicos. O segmento "Notícias e Informações" cresceu 9,3% em número de usuários, com visitas de 14,4 milhões de pessoas. A categoria "Governo e Empresas sem Fins Lucrativos" cresceu 8,3% em número de usuários, atingindo 10,3 milhões de brasileiros, e sites de "Telecom e Serviços de Internet" atingiram crescimento de 8% na audiência, recebendo a visita de 20,3 milhões de brasileiros.

Se forem considerados os dados referentes ao período de um ano, enquanto a internet residencial ativa cresceu 56,7% em número de usuários no período, algumas categorias cresceram mais de 60%. Foi o caso de sites de "Viagens e Turismo" (99,6%), "Informações Corporativas" (91,7%), "Casa e Moda" (86,1%), "Notícias e Informações" (66,7%) e "Governo e Empresas sem Fins Lucrativos" (66%).

Nota do Managing Editor: esta matéria foi veiculada primeiramente no site Globo Online, em 26 de março de 2008.