|
NOVIDADES
A NTT lança a experimentação de um difusor móvel de fragrâncias cuja pilotagem é assegurada por um telefone portátil. A empresa francesa Exhalia segue igualmente essa pista. Os aparelhos multimídias já veiculam dois, dos cinco sentidos: a visão e a audição. Contudo, os industriais desejam ir além, explorando também o olfato. Projetos já foram realizados, particularmente com difusores de odor integrados na Web. Segundo a mesma óptica, a NTT Communications Corporation (Japão) acaba de anunciar o lançamento do protótipo Mobile Fragrance Communication: a versão para celulares de um difusor de perfumes. Esse sistema permite ao utilizador ver vídeos em seu celular, acompanhados de fragrâncias especiais, emitidas por um aparelho externo - o difusor - que foi carregado anteriormente com cartuchos contendo os odores. O aparelho mistura então os perfumes e emite a fragrância em função do conteúdo que observa ou ouve o usuário em seu celular. Outro serviço proposto pela NTT: um sistema de controle à distância, que comanda as operações do difusor. Uma porta conecta o celular do utilizador via Internet ao difusor: as instruções podem, assim, ser enviadas a partir do telefone. O consumidor pode, nesse caso, deixar o difusor em sua casa e programar a "emissão" do perfume escolhido, na hora desejada. Dispositivo emissor de fragrâncias, da NTT. Crédito: NTT
Atelier, consultado em 23 de abril de 2008 (Tradução - MIA). |
© 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br
sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco