A procura de novos combustíveis continua : entra em cena o ácido fórmico.

A procura de novos combustíveis continua : entra em cena o ácido fórmico.

Pesquisadores do Instituto Leibniz, de Rostock (Alemanha) desenvolveram um procedimento para a estocagem do hidrogênio, combustível utilizado para o funcionamento de pilhas a combustível (PAC). Pela primeira vez, o hidrogênio pôde ser fabricado a partir do ácido fórmico (também conhecido como ácido metanóico) à temperatura ambiente. Os procedimentos anteriores necessitavam de altas temperaturas (por volta de 200 oC), o que era pouco adequado, devido a grande quantidade de energia a ser fornecida para atingi-las.

Ácido Fórmico.

Créditos: Enerzine

O ácido fórmico (CH2O2) é estocado facilmente. A equipe de Rostock, dirigida por Matthias Beller desenvolveu um eficiente método para a liberação de hidrogênio sob-demanda ao produzir este gás a partir do ácido fórmico. Na presença de uma amina (por exemplo, N,N-dimetilhexilamina) e um catalisador (como o complexo de rutênio [RuCl2(PPH3)2], que pode ser obtido comercialmente) o ácido fórmico é seletivamente convertido em dióxido de carbono e hidrogênio na temperatura ambiente. Um filtro de carvão ativo é suficiente para purificar o hidrogênio antes que ele alimente a pilha.

Pesquisadores de Rostock têm agora um processo exeqüível para a liberação de hidrogênio sob-demanda.

Créditos: Copyright Wiley-VCH

As PAC alimentadas com hidrogênio são hoje as tecnologias energéticas mais limpas, porque não emitem senão vapor de água. Segundo os pesquisadores de Rostock, as aplicações seriam, inicialmente, nos aparelhos eletrônicos, a começar pelos computadores portáteis, mas a possibilidade de usar o ácido fórmico na área automotiva não deve ser descartada.

Enerzine, 19 mai, 2008 (Tradução - MIA).

Nota do Scientific Editor: esta notícia esta baseada no artigo intitulado: "Controlled Generation of Hydrogen from Formic Acid Amine Adducts at Room Temperature and Application in H2/O2 Fuel Cells", autoria de B. Loges, A. Boddien and H. Junge, M. Beller, publicado na revista Angewandte Chemie International Edition, volume 47, p. 3962-3965, de 2008.