Experimento inaugura trecho Campinas-São Carlos da rede KyaTera.

Nos dias 23 e 24 de abril foram realizados os primeiros experimentos na rede KyaTera utilizando o trecho que interliga a cidade de Campinas a cidade de São Carlos. Os experimentos foram feitos a partir do laboratório do professor Hugo Fragnito, no Departamento de Eletrônica Quântica, do Instituto de Física da Unicamp, acessando recursos nos laboratórios dos professores Carlos Antônio Ruggiero, Instituto de Física da USP e Edson dos Santos Moreira, Instituto de Ciências Matemáticas e Computacionais, ICMC, da USP, ambos em São Carlos. Os experimentos foram conduzidos pelos pesquisadores Roberto Rigolin, do Instituto de Ciências Matemáticas e Computacionais, ICMC, da USP São Carlos, Ismael Infante, do Instituto de Física da USP São Carlos, IFSC. Os dois Institutos participam do Consórcio LigthWays.

Pesquisador Roberto Rigolin que participou do experimento.

Créditos: KyaTera

Quatro experimentos foram realizados: transmissão de um vídeo HD (High Definition) live; avaliação quantitativa da vazão de dados com os protocolos TCP e UDP; download de um arquivo de 1 GB, em disco e em memória principal, por meio do protocolo FTP e medição da latência no link. O ambiente utilizado é esboçado na figura 1.

Esquema de transmissão usado pela rede Kya Tera.

Créditos: KyaTera

O experimento com o vídeo foi concebido para permitir uma avaliação qualitativa do link, feita por meio da visualização de uma mídia pouco tolerante a atrasos. Para tanto, uma câmera HDV 1080i foi conectada a um servidor na rede KyaTera, no ICMC-USP, por meio de uma interface IEEE 1394. No servidor, um software (VLC) foi responsável por capturar o vídeo da câmera e gerar um stream na rede utilizando o protocolo HTTP. A vazão utilizada foi de aproximadamente 25 Mbps devido ao formato de encapsulamento (MPEG TS) e a restrições do hardware empregado. "Observamos que a qualidade do vídeo foi a mesma obtida no testbed da rede KyaTera em São Carlos. Em outros termos, o link de 10 Gbps, de aproximadamente 140 Km, permitiu que nos sentíssemos em "casa" em Campinas, especialmente porque se tratava de um vídeo ao vivo de São Carlos", explicou Rigolin A avaliação quantitativa da vazão foi feita com o software netperf, protocolos TCP e UDP, utilizando tamanhos de mensagens variando de 32 Bytes até 64 KB.

Os experimentos foram feitos entre um laptop em Campinas e um servidor no IFSC-USP. As médias obtidas podem ser visualizadas no gráfico na figura 2. "Nos melhores casos, foram observadas vazões de aproximadamente 738 e 765 Mbps com TCP e UDP, respectivamente". Os resultados com TCP são similares aos obtidos no testbed em São Carlos, contudo, com UDP os resultados são inferiores, pois foram observadas vazões de até 940 Mbps no IFSC-USP, "muito provavelmente, isso ocorreu devido à necessidade de tunning entre o S.O. e a interface de rede", esclarecem os pesquisadores.

KyaTera-FAPESP, (http://kyatera.incubadora.fapesp.br/portal), consultado em 04 de maio, 2008.