Só faltava essa : chegaram os sapatos WiFi !

Stephane Dukaczewski, designer multidisciplinar que trabalha para empresa MSTRPLN, colaborou com Ubiq Boutique (EUA) para desenvolver um calçado de esporte batizado ASRD (A step in the Right Direction).

O calçado associa conforto avançado para o pé e eletrônica portátil; a cada passo o calçado detecta os pontos de acesso WiFi e mostra o resultado através de 3 diodos eletroluminescentes.

Esse projeto foi construído a partir do modelo de calçado Nike Dunk, ao qual foram enxertados elementos de eletrônica no interior da lingüeta sobre os cordões. Essa unidade de detecção de redes WiFi é ativada quando uma pressão é exercida sobre o sensor situado sob o calcanhar.

O resultado das medidas obtidas a cada passo é indicado ao indivíduo portador do tênis graças a três diodos eletroluminescentes que representam a intensidade do sinal do nó WiFi mais próximo num raio de 50 metros.

Os diodos piscam intermitentemente quando não é detectado nenhum sinal e se acendem intensamente quando um ponto de acesso é identificado. Entretanto, ainda não é possível fazer a distinção entre redes segurizadas ou abertas.

Um par do ASRD (A step in the Right Direction).

Creditos: Stephan Dukaczewski

Se ainda não é certo que esse novo objeto seja realmente útil, outros calçados inovadores já foram recentemente apresentados: O Xplorer GPS Smart Shoe segue a localização de seu usuário e pode fornecer um histórico de seus deslocamentos, um calçado vibrador permite, com a ajuda de baterias embarcadas, fornecer vibrações agradáveis ao pé, « se vangloriando » de melhorar a estabilidade e a Nike apresentou seu modelo Sportband, capaz de recolher dados da atividade física do usuário e fixá-los tanto durante a realização dos exercícios quanto, mais tarde, em um computador.

MSTRPLN (http://www.mstrpln.com/asrd/), consultado em 23 de junho, 2008 (Tradução - MIA).

Assuntos Conexos:

Calçado poderá iluminar seu caminho à noite.

Energia cinética "acende" calçados!

Não fique de pé atrás: a Adidas colocou um super chip no seu mais novo modelo de tênis.