Portadores de lentes de contato podem usá-las mais confortavelmente !

Parece que mesmo as lentes de contato vão "descansar no campo"! Pesquisadores da Universidade McMaster (Canadá) mostraram que um líquido de nosso organismo, que preenche os espaços entre as células, poderia ser utilizado como agente hidratante para as lentes de contato.

O estudo, recentemente publicado na revista Biomaterials, mostrou que o ácido hialurônico poderia ser "aprisionado" no material das lentes de contato, sem afetar as propriedades ópticas. O professor de engenharia química da McMaster, Heather Sheardown, envolvido no estudo, espera que os fabricantes de lentes vejam os benefícios de utilizar essa tecnologia natural para aumentar o conforto das pessoas portadoras de lentes de contato.

Aplicação do método dos pesquisadores da McMaster University usando substância que ocorre naturalmente no corpo humano.

Créditos: McMaster University, Faculty of Engineering

O ácido hialurônico é um polímero natural que permite reduzir o fenômeno de fricção. O organismo utiliza esse ácido, entre outros usos, para reparar a pele, fornecer resiliência às cartilagens e contribuir para o crescimento e a mobilidade das células. É igualmente utilizado em medicina para tratar pacientes que sofrem com "secura" nos olhos, na cirurgia da catarata e para outros procedimentos relacionados aos olhos.

Unidade repetitiva do disacarídeo formador do ácido hialurônico.

Créditos: Wikipédia

Os produtores ainda não fabricaram lentes de contato com ácido hialurônico, contudo os pesquisadores estão bastante confiantes.

Daily News-McMaster, 08 de julho, 2008 (Tradução/Texto - MIA).