Memórias voláteis versus Memórias não-voláteis: o jogo está lançado.

Cientistas do Physikalisch-Technische Bundesanstalt (PTB), instituto nacional de metrologia alemão, conceberam o procedimento de comutação mais rápido jamais realizado por uma célula de memória magnética. Graças a esse procedimento, as memórias magnéticas não-voláteis poderão vir a funcionar tão rapidamente quanto as memórias voláteis.

As memórias atuais, tais como as DRAM e as SRAM (memórias voláteis), apresentam um inconveniente: nestas, uma vez privadas de alimentação elétrica, as informações que contêm são perdidas. Em compensação, as MRAM (memórias não-voláteis) - Magnetic Random Accesss Memory - não têm esse problema. Em uma MRAM, a informação numérica não é registrada sob forma de carga elétrica, mas na direção da magnetização (spin) de células de memórias magnéticas.

Memórias MRAM, baseadas no efeito de transferência do momentum do spin.

Créditos: Siliconloft

Essas novas gerações de MRAM estão baseadas no efeito spin-torque. Este último permite regular a direção da magnetização da célula de memória, programando assim o "0" ou o "1", graças a um pulso elétrico negativo ou positivo dado através da célula. O pulso elétrico nesse tipo de célula produz um movimento giroscópico da magnetização, fenômeno chamado precessão. Para que essa rotação do spin seja eficaz, nos protótipos de MRAM atuais várias precessões são necessárias. A programação de um bit magnético dura, assim, cerca de 10 ns.

No âmbito das experiências realizadas no PTB, foi mostrado que a magnetização da célula de memória pode ser efetuada com uma única precessão. Esta foi realizada experimentalmente graças a uma escolha precisa de parâmetros de pulso combinado a um fraco campo magnético estático.

As futuras memórias MRAM utilizando o efeito spin-torque poderão ser programadas com pulsos elétricos inferiores ao nanosegundo. Isto permitirá obter uma memória não-volátil, com uma alta densidade, dispondo de uma cadência igual àquela das memórias voláteis.

Press Release Physikalisch-Technische Bundesanstalt, 22 de agosto de 2008 (Tradução - MIA).

Nota do Scientific Editor: a artigo que deu origem a esta notícia: "Quasi-ballistic spin torque magnetization reversal", de autoria de S. Serrano-Guisan, K. Rott, G. Reiss, J. Langer, B. Ocker and H. W. Schumacher, foi publicado na revista Physical Review Letters 33 (2008).

Assuntos Conexos:

Mesmo sendo ainda um protótipo, o chip com capacidade teórica de 10 gigabites vem chegando!

Primeiros chips do tipo NAND, gravados em 60 nm.

Spintrônica ou eletrônica do spin: novidades no front !