Rede Nacional de Pesquisa em Nanotubos de Carbono realiza seu Workshop 2008.

Realizou-se nos dias 17-19 de setembro, em Curitiba, PR, o III Workshop da Rede Nacional de Pesquisa em Nanotubos de Carbono. O workshop contou com um total de 110 participantes, de 13 instituições (UNIFRA, UFMG, UNICAMP, UFPR, UFC, UFF, USP-RP, CDTN, UFPA, UFMA, UFRJ, UFJF, USP-SP).

Durante o evento foram apresentadas 55 comunicações orais e 40 na forma de pôster, num total de 95 trabalhos.

Participaram do evento não só as principais lideranças científicas da área, como também pós-doutores, doutorandos, mestrandos e alunos de iniciação científica o que permitiu, nos três dias, um intenso compartilhamento experiências.

Fato importante a ser destacado: o elevado nível de qualidade dos trabalhos apresentados, que abrangeram os diferentes aspectos da pesquisa com nanotubos de carbono: síntese e caracterização; propriedades: ópticas, elétricas; aplicações: sensores, biologia, optoeletrônica, eletrodos, sensores; compósitos, biocompósitos e nanocompósitos, biossensores; interações e funcionalização; aplicações da espectroscopia Raman; cálculos teóricos, modelagem e simulação. Além disso, foram apresentados vários resultados envolvendo outras formas de carbono, dentre elas os grafenos.

Participantes do evento realizado em Curitiba.

Criada em 2005, a Rede Nacional de Pesquisa em Nanotubos de Carbono tem por objetivo estudar a ciência e as aplicações de nanotubos de carbono. A Rede reúne grande parte da comunidade brasileira que trabalha na área, sendo formada por 40 pesquisadores doutores, em sua maioria físicos, químicos e cientistas de materiais, provenientes vários estados brasileiros.

Nota do Managing Editor: querendo mais detalhes sobre a Rede Nacional de Pesquisas em Nanotubos de Carbono, acesse www.fisica.ufc.br/redenano.

LQES NEWS, Ano VII, Número 157, 02 de setembro, 2008.