Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

LQES News anteriores

em foco

hot temas

 
NOVIDADES

Da science-fiction para a realidade : nanorobô "surfista" de artérias !

Uma minúscula máquina de um quarto de milímetro de diâmetro seria capaz de subir a corrente sanguínea em uma artéria para atingir uma zona a ser operada e utilizar instrumentos-miniatura, controlados à distância por um cirurgião. Esse cenário está prestes a sair da science-fiction...

O nanocirurgião capaz de deslizar por uma artéria ainda não existe! Contudo, uma equipe australiana da Monash University, dirigida por James Friend, acaba de descrever um protótipo do mesmo na revista Journal of Micromechanics and Microengeenering.

Esse minúsculo aparelho compreende uma haste helicoidal de 250 mícrons de diâmetro (um quarto de milímetro), que pode ser colocada em rotação por uma corrente fraquíssima. Chamado stator, gira sob o efeito de um elemento piezoelétrico. Freqüentemente utilizado, tal material - um cristal - tem a propriedade de entrar em vibração sob o efeito de uma corrente elétrica, ou, ao contrário, gerar uma corrente ao menor choque. Esses cristais têm várias aplicações: em acendedores de gás; em mecanismos de relógios eletrônicos; em cabeças de leitura de certos toca-discos não muito antigos, etc.





O protótipo visto de perto. A haste ranhurada helicoidalmente é o stator e mede um pouco mais de um milímetro de altura por 250 mícrons de diâmetro. Ele pode girar sobre si mesmo e conta com uma esfera que visualiza a rotação. O conjunto repousa sobre um elemento piezoelétrico (de cor cinza).

Créditos: J. Frieds e Col.



A rotação desse stator é transmitida a um elemento chamado rotor - uma simples esfera sobre o protótipo realizado para validar o conceito. Contudo, ela poderia ser substituída por um sistema propulsivo.


Viagem fantástica

O protótipo permitiu demonstrar a factibilidade de tal motor, nas dimensões requeridas para a inserção em uma artéria. A destinação desse aparelho está na longa linha da assistência robotizada em cirurgia. Seus idealizadores, aliás, o batizaram como Proteus, nome do submarino microscópico imaginado por Isaac Asimov, na obra A viagem Fantástica, filmada com o mesmo nome. No filme pode ser vista uma equipe humana, também miniaturizada, introduzida com um submarino miniaturizado no corpo de um homem, a fim de destruir um coágulo sanguíneo no interior do cérebro do mesmo.

Tal missão poderá, um dia, ser confiada a um engenho como o Proteus. Com uma rotação de 1.295 voltas por minuto, esse robô miniatura poderia, afirmam os pesquisadores, subir a corrente do fluxo sanguíneo, se este não for muito intenso, por exemplo, em nível do cérebro, mas não perto do coração onde a máquina seria arrastada.

No momento, o aparelho não conta com nenhuma fonte de energia, mas poderia ser alimentado por ondas eletromagnéticas, da ordem de 2 a 3 watts. Faltaria, a seguir, dotá-lo de um instrumento. Uma câmera seria uma possibilidade, mas pode-se imaginar não importa qual sensor ou pequenos sistemas micro-mecânicos (Mems, Micro Electromechanical Systems), hoje bastante estudados. É a próxima etapa...

FuturaSciences, 23 de janeiro, 2009 (Tradução - MIA).


Nota do Scientific Editor: o artigo que deu origem a essa notícia, intitulado "Piezoelectric ultrasonic resonant motor with stator diameter less than 250 µm: the Proteus motor", de autoria de B. Watson, J. Friend e L. Yeo foi publicado na revista Journal of Micromechanics and Microengeenering, Volume 19, 022001, DOI: 10.1088/0960-1317/19/2/022001.


<< voltar para novidades

 © 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco