Nanoestruturas conferem maior potência às baterias de íon lítio.

Uma equipe de cientistas dirigida pelo Prof. Song Hyun-joon, do Korea Institute of Science and Technology (KAIST), anunciou ter desenvolvido uma nanoestrutura que poderá aumentar a capacidade das baterias de íon lítio utilizadas nos materiais eletrônicos e carros elétricos. As baterias de íon lítio, capazes de estocar uma grande quantidade de energia, já são utilizadas em aparelhos eletrônicos de utilização quotidiana tais como os telefones celulares.

Quando essas baterias produzem eletricidade, os íons se deslocam do anodo para o catodo e, inversamente, por ocasião da recarga. Os eletrodos de grafite utilizados nessas baterias são atualmente alvos de discussões, em razão do tempo de recarga bastante lento. A equipe do KAIST, por conseguinte, procurou um novo material capaz de substituir os eletrodos de grafite e identificou o óxido de cobre (CuO) como um dos principais candidatos.

Bateria de íon lítio.

Créditos: Megabatteries.

A seguir, os pesquisadores produziram diferentes nanoestruturas de CuO (um hexágono, uma esfera e uma nanoestrutura em forma de ouriço-do-mar, a fim de testar seu potencial para substituir os catodos de grafite padrões. Quando o óxido de cobre em forma de ouriço-do-mar é utilizado em nível dos eletrodos, os íons lítio são captados mais rapidamente e permitem, assim, acelerar a velocidade de carregamento. A energia elétrica estocada é equivalente a 560 miliamperes por hora (mAh), um excelente resultado, comparado aos 372 mAh obtidos com o grafite. "Estas pesquisas mostram que a utilização do óxido de cobre aumenta a capacidade de recarga das baterias de íon lítio", disse o professor que também espera demonstrar que esse novo material e essas nanoestruturas podem aumentar a capacidade das baterias de íon lítio até 3 ou 10 vezes em relação à capacidade atual.

O interesse por essas nanobaterias é crescente em setores como o automobilístico e o aeroespacial. Esses resultados, que poderão fazer nascer uma nova geração de baterias íon lítio, foram publicados na edição on-line da revista Advanced Materials.

Korea Times, abril 2009 (Tradução - MIA).

Nota do Scientific Editor: o artigo "Gram-scale synthesis of Cu2O nanocubes and subsequent oxidation to CuO hollow nanostructures for lithium-ion battery anode materials", que deu origem a esta nota, é de autoria de J.C. Park, J. Kim, H. Kwon, H. Song, tendo sido publicado na revista Advanced Materials, Volume 21, Número 7, págs 803 - 807, 2009, DOI: 10.1002/adma.200800596.