Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

LQES News anteriores

em foco

hot temas

 
NOVIDADES

Papel eletrônico : em cena, um novo concorrente.

Uma nova tecnologia de mostradores (displays) pode tornar o papel eletrônico uma coisa real. Tinta convencional sobre papel tem muito mais brilho e contraste preto e branco do que o papel eletrônico. O novo mostrador, desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Cincinnati, em Ohio (EUA), é projetado para ter brilho e contraste do papel convencional. "Demonstramos uma tecnologia onde se tem o brilho do papel, e a cor tem a mesma saturação obtida nos meios impressos", disse Jason Heikenfeld, professor de Engenharia Elétrica e de Computação que liderou a pesquisa.

Os pixels também "chaveiam" entre preto e branco, em um milisegundo, tornando a tecnologia promissora para vídeo (os LCDs atuais têm tempo de "chaveamento" de alguns milisegundos). A baixa velocidade de atualização de dezena a centena de milisegundos é um dos principais problemas do papel eletrônico atual.

Até então, Heikenfeld e seus colegas tinham produzido mostradores preto e branco, rígidos, que refletiam 55% da luz ambiente - muito mais longe do que qualquer produto baseado em papel eletrônico existente no mercado. Papel branco reflete 85% da luz ambiente, assim, parece bem mais brilhante do que o sistema de Heikenfeld. Entretanto, Heinkenfeld afirma que a tecnologia apresentada poderá ser usada para fabricar mostradores de plástico, completamente coloridos e flexíveis, com mais de 60% de brilho e com materiais e processos de manufatura de alto padrão que podem, eventualmente, tornar seu dispositivo tão brilhante quanto o papel branco.

Os pesquisadores planejam desenvolver produtos através da empresa incubada Gamma Dynamics. Papel eletrônico flexível de bolso, fabricado pela Polymer Vision, de Eindhoven (Holanda) e o fornecedor de pigmentos Sun Chemical, de Cincinnati, estão firmando parceria para comercializar a tecnologia. "Esta tecnologia tem potencial para superar as tecnologias de papel eletrônico existentes, devido à combinação de alta refletividade, alta velocidade de chaveamento de vídeo, e espessura", diz Edzer Huitema, diretor de tecnologia da Polymer Vision.

O novo sistema oferece as mesmas vantagens sobre os LVDs que os dispositivos de papel eletrônico, tais como a Sony Reader e a Amazon Kindle. Estes dispositivos, baseados na tecnologia E Inks refletem luz, ao invés de emitir, tornando-os de fácil visualização à luz do sol, além de serem mais eficientes que os LCDs. No entanto, possuem brilho de 35% a 40%, levando estes sistemas a ter menor contraste do que papel impresso. "Consumir pouca energia é interessante, mas para competir com os LCDs é necessário ser tão apresentável quanto", diz Heikenfeld.

Para construir os pixels, os pesquisadores usam camadas de alumínio que refletem luz e tinta preta à base de carbono. Primeiro, uma camada de polímero é moldada com buracos que contêm a tinta preta. Um filme de alumínio é depositado sobre um dos lados do polímero e, sobre o outro, tampando os buracos, é depositado um filme transparente de óxido de estanho dopado com índio (ITO), que funciona como eletrodo. Uma voltagem é aplicada entre a placa de alumínio e o eletrodo de ITO, fazendo com que a tinta se espalhe por todo o pixel.





Poços de Tinta: cada pixel hexagonal no novo papel eletrônico tem um reservatório no centro, contendo tinta preta que se espalha quando uma voltagem é aplicada.

Créditos: Gamma Vision.


Os pixels têm dimensões de 100 micrômetros de largura, oferecendo uma resolução de 300 pontos por polegada. Isso é maior do que muitos leitores eletrônicos disponíveis no mercado, diz Heikenfeld. Colocando-se filtros de cor para o vermelho, verde e azul, no topo de cada pixel, se cria uma tela colorida.

Technology Review, abril, 2009 (Tradução - AGS).


Assuntos Conexos:

Fuji japonesa desenvolve "papel" eletrônico.

Papel eletrônico: novos desenvolvimentos, novas perspectivas.

"Tinta eletrônica" é uma realidade. Ganha, agora, velocidade e muitas cores.

Novo "bracelete": relógio e bilhete de embarque num mesmo e-paper.

Células solares impressas em plásticos? Isso mesmo! A novidade vem do Japão.

Nanotubos de carbono sobre PET: telas flexíveis transparentes.


<< voltar para novidades

 © 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco