Garrafas de Coca-Cola com tecnologias biobaseadas.

Atualmente, o assunto mais discutido na indústria de bebidas é, sem dúvida, a nova embalagem da Coca-Cola. Ainda neste ano, a Coca-Cola Co. irá introduzir no mercado garrafas para sua água Dasani (marca de água engarrafada e comercializada pela The Coca-Cola Company desde 1999), com até 30% de conteúdo biobaseado.

As garrafas de bebida são normalmente criadas a partir de tereftalato de polietileno (PET), fabricado, por sua vez, pela reação de etilenoglicol e ácido tereftálico. O etilenoglicol nas novas garrafas Dasani será derivado de açúcar e melaço e, não, de petróleo e gás natural, como usualmente.

A Coca-Cola não irá declinar os nomes das empresas químicas das quais se abastecerá de glicol. Michael Schultheis, diretor de design de embalagens sustentáveis, disse à revista Chemical&Engenering News que sua empresa irá adquirir açúcar e melaço da Índia e do Brasil.

Garrafa produzida com etilenoglicol.

Créditos: Recreating Tampa.

A India Glycols, empresa indiana, se diz orgulhosa de ser o único produtor do mundo de glicol feito de melaço. Sua capacidade de produção, conforme informaram, é de 125.000 toneladas por ano, a partir de etanol e óxido de etileno. No Brasil, a única produtora de Glicol é a empresa Oxiteno que, conforme o CEO João Parolin, vem pesquisando a produção de glicol e de outros produtos químicos a partir de cana-de-açúcar e de etanol, contudo, ainda não em produção.

O objetivo da Coca-Cola é introduzir no mercado garrafas feitas com materiais 100% recicláveis e renováveis. Schultheis disse que, por um ano, a empresa vem pesquisando uma alternativa biobaseada ao ácido tereftálico que reage com o etilenoglicol para fazer PET. "Temos encontrado algumas coisas interessantes", disse ele.

A empresa aposta na reciclabilidade das garrafas PET. Recentemente, abriu uma fábrica em Spartanburg (EUA), que pode reciclar 100 milhões de libras de garrafas, que retornarão novas.

CE&N, 25 maio, 2009 (Tradução - MIA).

Assuntos Conexos:

Uma "nova vida" para o plástico PET: desenvolvido novo procedimento de reciclagem.

O plástico dos sonhos!