Resíduos orgânicos : fonte para a produção de hidrogênio.

Um projeto de excelência da Junta de Andaluzia (Governo da Comunidade Autônoma), intitulado "Produção e Valorização de Biohidrogênio a partir de Resíduos Sólidos Urbanos", reagrupa os trabalhos de pesquisa para a aplicação de um conjunto de procedimentos químicos e microbiológicos a fim de transformar os restos orgânicos contidos nas lixeiras - o que é chamada especificamente de fração orgânica dos resíduos sólidos urbanos (FORSU) - para gerar o biogás rico em hidrogênio.

A finalidade dessas pesquisas é chegar a exploração maximizada dos componentes que constituem a fração orgânica dos resíduos, via tratamento integral dos mesmos. O projeto se concentra na otimização da etapa acidogênica da digestão anaeróbica (conversão bacteriana durante a fermentação da matéria orgânica em ausência de oxigênio) a fim de gerar biohidrogênio.

Unidade da Planta Piloto para o tratamento anaeróbico dos resíduos sólidos urbanos.

Créditos: Universidade de Cadiz.

Quatro fases do projeto devem ser destacadas. Inicialmente é preciso obter a substância adequada para o procedimento, o que requer a caracterização dos agentes implicados, a seleção e o enriquecimento da substância com os microorganismos mais adaptados para a produção do hidrogênio, depois monitorar a ação dos microorganismos com o auxílio de técnicas específicas. Estes últimos passos são determinantes para a produção de hidrogênio, pois pode haver sua transformação em metano (CH4) ou sulfeto de hidrogênio (H2S). De outra parte, procede-se ao pré-tratamento dos resíduos sólidos urbanos (FORSU) a fim de aumentar a produção do hidrogênio.

Uma vez que se tenha selecionado, quando das etapas anteriores, a substância mais adequada e o tratamento associado, a terceira fase é a otimização da etapa acidogênica, prestando-se atenção particular à seleção do tipo de reator químico e das condições de operação favoráveis à produção de hidrogênio. Finalmente, é preciso considerar o tratamento do biogás produzido, a fim de tornar possível sua valorização energética, destinando-o principalmente a sistemas de alta eficiência, tais como as pilhas a combustível.

A vantagem que deve ser destacada neste projeto é que, uma vez vencida a primeira fase de obtenção do hidrogênio, o resíduo restante pode, a seguir, continuar a ser tratado através da biometanização e a compostagem para uma exploração máxima da fração orgânica dos resíduos sólidos urbanos.

O projeto de Produção e Valorização de Biohidrogênio a partir de Resíduos Sólidos Urbanos vai até 2011. Seu investimento total é de 321.195 euros (cerca de 867.227 reais). O projeto tem ainda a participação da municipalidade de Jerez de la Frontera e da empresa Biovalora (Empresa de Base Tecnológica) da Universidade de Cadiz (UCA).

Andalucia Investiga (julho, 2009) (Tradução - MIA).

Assuntos Conexos:

Produção sustentável de hidrogênio? Inspire-se na musa natureza!

Sol + água + nitreto de carbono = hidrogênio!

Pilhas que se alimentam de pão!

Stm6 - alga mutante que produz hidrogênio: e, bastante!