A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) promove conferência sobre nanotecnologias.

Realizou-se (15-17 de junho), na sede da OCDE, em Paris, a "OECD Conference on Potenctial Environmental Benefits of Nanotechnology: Fostering Safe Innovation-Led Growth".

Interior da sede da OCDE, em Paris (La Muette), onde foi realizada a Conferência.

Créditos: LQES.

Duas sessões plenárias, relacionadas com a avaliação do cenário das nanotecnologias e as perspectivas do ciclo de vida, visaram caracterizar não só os benefícios, mas também os impactos atinentes ao ciclo de vida de nanomateriais e aplicações da nanotecnologia. A programação se completou com 08 sessões paralelas, que versaram sobre os seguintes temas: "Tratamento e Purificação de Águas", "Sensoriamento Ambiental", "Tecnologia Limpa para Automóveis", "Nanofibras de Celulose", "Remediação de Sítios", "Melhores Baterias através da Inovação Nanotecnológica", "Nanotecnologia para Agricultura" e "Produtos Verdes".

No final do evento foi realizada uma sessão plenária. Nela foram reportadas as principais colocações relacionadas aos benefícios, riscos, políticas e recomendações observadas para cada uma das sessões paralelas visando subsidiar a OCDE em suas futuras ações. Um documento final com o resultado da Conferência será apresentado pela OCDE em futuro próximo.

Além da participação de delegados dos países membros da OCDE (30), alguns países não-membros foram representados por delegados observadores convidados. No caso do Brasil, participou como observador o pesquisador Oswaldo Luiz Alves, Professor do Instituto de Química da Unicamp e Coordenador Científico do Laboratório de Química do Estado Sólido (LQES), por indicação do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e Ministério das Relações Exteriores (MRE).

LQES News, Ano VIII, Número 177, 01 de agosto de 2009.