Teto de vidro + calor solar : uma parceria quente !

O conceito de "caldeira de vidro" foi lançado pelos inventores Arne Moberg e Peter Kjaersboe, doutorados pela Escola Real Politécnica (Suécia), que desejavam utilizar a energia solar de modo elegante. O desenvolvimento ficou a cargo da empresa Soltech Energy.

Com a ajuda de simples telhas de vidro, o telhado de uma casa pode se transformar em um imenso captador solar, com peso similar àquele de um telhado normal. Sob as telhas, nem tubulação, nem água, somente um captador solar negro, feito de um material sólido e, praticamente, quase impossível de se estragar, que serve para absorver a energia solar, a fim de reaquecer o ar do canal situado entre as telhas e o absorvedor.

Telhas de vidro para captação de energia solar.

Créditos: Enerzine.

O ar quente sobe e é dirigido para o teto, mantendo assim uma convecção natural. O ar pode, a seguir, ser utilizado seja diretamente para o aquecimento da casa, seja para aquecer um fluido, útil para o funcionamento de um aquecedor de água solar, ligado ao sistema de aquecimento da habitação. O sistema prevê gerar entre 300 e 500 kWh por metro quadrado, por ano. O preço do metro quadrado está por volta de 200 euros (aproximadamente 540 reais), aos quais deve ser acrescentado o preço de instalação.

Até o presente, apenas uma dezena de casas experimentou esse teto de vidro. Não obstante, a Soltech Energy está sendo implantada na Espanha, um verdadeiro eldorado para o mercado da energia solar!

Enerzine (Tradução - MIA).

Assuntos Conexos:

Rodovia pode ser fonte de calor!

Calor perdido pode virar fonte de eletricidade.

O radiante futuro da energia solar.