Nanotubos de carbono : promissores como fertilizantes para plantas ?

Quando se fala em nanotubos, fequentemente se pensa em alta tecnologia, aeronáutica e painéis solares. Raramente em agricultura. Contudo, pesquisadores da Universidade de Arcansas (EUA) acabam de demonstrar que os nanotubos de carbono são fertilizantes muito eficazes.

A bióloga Mariya Khodakovskaya e o nanotecnólogo Alexandru Biris incorporaram nanotubos de carbono no substrato de germinação de tomateiros. A germinação e o crescimento dos mesmos foram mais rápidos que os da planta testemunha.

Se tal observação já foi feita, até o momento nenhuma explicação foi proposta. Desta feita, os pesquisadores observaram que os nanotubos tinham penetrado nos grãos, o que deve ter acelerado sua absorção de água. "Pensamos que os nanomateriais têm definitivamente um potencial para fertilizar certo número de espécies vegetais, em particular as plantas não destinadas ao uso alimentar."

Controle Nanotubos de carbono

À direita, a amostra com nanotubos de carbono; à esquerda, a amostra testemunha. Observa-se claramente um crescimento maior das plantas expostas aos nanotubos.

Créditos: ACS NANO.

Alta tecnologia em nossas jardineiras?

Outros pesquisadores são mais céticos sobre essa explicação e utilização. Alejandro Péres de Luque, do Instituto de Agricultura Sustentável, Córdoba (Espanha), diz que a germinação é muito complexa para afirmar que só a impregnação dos grãos com água é suficiente. É preciso observar minuciosamente as plantas em sua maturidade para se pronunciar sobre o interesse desse crescimento acelerado.

Ken Donaldson, da Universidade de Edimburgo (Reino Unido), alerta: mesmo que o preço dos nanomateriais permita tal fertilização, restaria um problema de saúde pública. Donaldson, de fato, descobriu que nanotubos de carbono desencadearam efeitos tóxicos em ratos.

Os nanotubos de carbono aceleram, portanto, a germinação e o crescimento das plantas. Contudo, não se constituirão em bons fertilizantes, porque suas consequências a médio e longo prazos ainda são desconhecidas, tanto na agricultura como para a saúde pública.

Experimentos com outras espécies vegetais e em maiores escalas de tempo serão necessários para que melhor se compreenda os efeitos surpreendentes dos nanotubos.

Futura Sciences (Tradução - MIA).

Nota do Scientific Editor: o artigo que deu origem a esta notícia, de título: "Carbon Nanotubes Are Able To Penetrate Plant Seed Coat and Dramatically Affect Seed Germination and Plant Growth", dos autores M. Khodakovskaya, E. Dervishi, M. Mahmood, Y. Xu, Z. Li, F. Watanabe e A. S. Biris, foi publicado, on-line, no periódico ACS Nano, 2009, DOI: 10.1021/nn900887m.

Assuntos Conexos:

Nanotubos